Renault Sandero GT Line 1.0 tem visual esportivo e as rodas de 16 polegadas saem de graça, mas não são o melhor negócio…
Um pouco de autoestima não faz mal a ninguém. Com ajuda de sua divisão Renault Sport, a fabricante vestiu o Sandero 1.0 3-cilindros com roupagem esportiva sem qualquer pretensão de acrescentar desempenho, mas sim deixar o hatch com um visual mais bacana. Ainda que o efeito aerodinâmico seja zero, a fabricante acertou precisamente sem cobrar muito mais por isso.
Há semelhanças diretas com o Sandero R.S. nos para-choques, difusor traseiro, aerofólio e saias laterais. Por dentro, há algumas diferenças em relação ao GT Line anterior com motor 1.6: o ar-condicionado não é de ajuste automático e, no 1.0, os bancos são os mesmos da versão Expression, revestidos em tecido comum. O restante segue: saídas de ventilação de ar com bordas azuis, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro com costura azul e maçanetas internas cromadas.
Diâmetro maior, velocidade menor
Considerando que o conjunto roda/pneu tem o mesmo peso daquele que está substituindo, adotar um diâmetro externo fora da tolerância, sem modificações mecânicas que o compensem, causa implicações dinâmicas no veículo. Como, por exemplo, tornar sua aceleração mais lenta.
Em nosso teste de pista, na prova de zero a 100 km/h, o Sandero GT Line com pneus 195/55R16 foi 0s78 mais lento do que o Sandero Expression 1.0 com pneus 185/55R15 e os mesmos 82 cv de potência: 14s77 versus 13s99.
Outra distorção esperada é a da velocidade real em relação ao velocímetro: marcando 120 km/h, o Sandero Expression está a 116 km/h enquanto o GT Line, com rodas aro 16, está na verdade a 118 km/h. No consumo, o GT Line aro 16 foi ligeiramente pior em regime urbano: fez 9 km/l na cidade e 11,4 km/l em rodovia. O Expression aro 15 chegou a 9,5 km/l em percurso urbano e 11,2 km/l no rodoviário.
Ao volante, diferenças no comportamento de rodagem só foram perceptíveis na direção, que ficou ligeiramente mais leve. Mas o sistema ainda é eletro-hidráulico, menos preciso e confortável que o da maioria de seus concorrentes que já adotaram a eletroassistência total.
A beleza das rodas Interlagos de 16 polegadas é inegável, mas, neste caso, opte pelo aro 15 e os pneus 185/55. Já que se trata de um esportivo, performance é fundamental.