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Renault Fluence GT Line, um sedã fingindo ser jovem

A Renault está trazendo da Argentina a versão esportivada do Fluence, batizada de GT Line. Conforme você já leu aqui no CARRO ONLINE, a opção parte de R$ 79.990 e é baseada na configuração Dynamique Plus, que custa R$ 4.990 a menos.

A despeito do que o nome sugere, esse Fluence passa longe da esportividade. Para evitar confusões: ele não tem nenhuma relação com o Fluence GT vendido no Brasil entre 2012 e 2013, que possuía motor 2.0 turbo de 180 cv e 30,6 kgfm de torque, trabalhando com um câmbio manual de seis marchas.

Agora, a estratégia da Renault para o sedã é apostar apenas na subgama GT Line, que é assumidamente apenas visual. A verdadeira ousadia da francesa foi toda direcionada para o desenvolvimento do Sandero R.S., que tem credenciais para ser tratado como um esportivo (R.S. é Renault Sport, grife de performance da marca).

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Se sob o capô está o mesmo motor 2.0 aspirado presente em toda a gama do Fluence, sobrou novidade estética para caracterizar a versão GT Line. E o resultado agrada. Os spoilers frontal, laterais e traseiro, bem como o defletor traseiro (discreto, junto à tampa do porta-malas) e as rodas de aro 17″ (na versão Dynamique Plus são 16″) de fato embelezam o Fluence e o deixam com apelo jovem.

Por dentro, mais referências à esportividade: os bancos são revestidos de couro com costuras vermelhas, há inscrições “GT Line” nos apoios para a cabeça nos bancos da frente e os pedais são de alumínio.

Os problemas da cabine são inerentes à marca: a posição de dirigir dos carros da Renault causa um leve estranhamento, especialmente para quem gosta de uma postura mais esportiva (ou seja, mais baixa). Por mais que haja regulagens de altura e profundidade do volante, e que os bancos (com ajustes manuais) posicionem-se milimetricamente, não é tão fácil encontrar a posição ideal.

Também há críticas quanto à ergonomia e a navegação da central multimídia de 7″. O botão do piloto automático fica localizado no console central, atrás do freio de mão, e os comandos do sistema de som ficam muito baixos, obrigando o motorista a desviar muito o olhar da via para se achar ali (e o software não é muito intuitivo).

O Fluence GT Line vem bem equipado de série: navegador, ar-condicionado digital de duas zonas (com saída para os bancos de trás), quatro airbags, trio elétrico, luzes de LED para condução diurna e câmera de ré, entre outros itens.

SEM EMOÇÃO, COM CONFORTO
Para um carro com alguma real pretensão esportiva, o conjunto de motor 2.0 de 143 cv e 20,3 kgfm e transmissão CVT não é exatamente o prenúncio de emoção ao volante. E isso se confirma na prática.

Os 10s49 para atingir os 100 km/h partindo do zero, por exemplo, são quase um segundo mais lentos do que o necessário para o Toyota Corolla cumprir a prova (modelo que também tem motor 2.0 com câmbio CVT). A impressão é a de que o torque abaixo das 3.000 rpm é insuficiente para fazer o sedã embalar.

A dirigibilidade do Fluence também prejudica uma tocada mais precisa. A começar pela reação demorada do acelerador às pressões do pé direito. A assistência elétrica da direção, aliada à suavidade da suspensão, geram pouca conectividade entre motorista e pista, diminuindo a sensação de controle sobre o carro.

Por outro lado, isso tudo joga em favor do conforto a bordo do Fluence. Se não há emoção, a leveza entregue por ele agrada bastante e ajuda a suportar viagens mais longas. A superação dos obstáculos das vias é outro suave trunfo do modelo. Só o espaço atrás que fica devendo um pouco para a região da cabeça. A elevação central do assoalho dificulta a acomodação de três pessoas ali.

Em suma, o Fluence GT Line é um típico sedã, confortável para quatro pessoas e com desempenho normal — mas acrescido de firulas que o tornam menos careta. 

FICHA TÉCNICA Renault Fluence GT Line
Motor: Diant., trans., 4 cil., 16V
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência:  143 cv a 6.000 rpm
Torque: 20,3 kgfm a 3.750 rpm
Câmbio: CVT, com seis marchas virtuais
Tração: Dianteira
Suspensão (d/t): McPherson/eixo de torção
Direção:  Elétrica
Pneus: 205/55 R17
Porta-malas:  530 litros
Dimensões (C/L/A): 4,62 m/1,81 m/1,48 m
Entre-eixos: 2,70 m
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