Pedidos com a nova motorização estão abertos a partir de hoje, com as primeiras entregas previstas para o início de julho de 2025
Assim como na geração anterior, a arquitetura híbrida deste novo trem de força Full Hybrid E-Tech 160 combina dois motores elétricos, um motor elétrico principal de 36 kW e um motor de arranque-gerador de alta voltagem de 15 kW (HSG), com um motor a gasolina de 4 cilindros e 1.8L de 109 cv (94 cv na versão anterior), acoplado a uma nova caixa de câmbio multimodo, sem embreagem (dog box) e uma bateria de 1,4 kWh.
Motor a combustão
A injeção indireta da geração anterior foi substituída por um novo sistema de injeção direta, permitindo uma vaporização otimizada sob pressão de 350 bar.
De acordo com a Renault, o torque é 25% maior do que na versão anterior. Isso significa que o torque máximo está disponível em rotações mais baixas, cerca de 2.000 rpm.
A aceleração do Captur agora vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, comparado aos 10,6 segundos anteriores, oferecendo uma resposta mais ágil e dinâmica. O Symbioz também apresentou melhoria na aceleração, levando 9,1 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, frente aos 10,6 segundos anteriores.
Vale lembrar que o sistema full hybrid E-Tech de 160 cv teve um aumento na capacidade de reboque. O sistema anterior tinha capacidade de rebocar 750 kg, agora a capacidade é de 1.000 kg.
Nova bateria de 1,4 kWh
O novo trem de força híbrido vem com uma bateria de 1,4 kWh (230V), anteriormente, a capacidade era de 1,2 kWh. O aumento da capacidade da bateria amplia a autonomia em modo elétrico, otimizando a eficiência no consumo de combustível. O sistema conta com a função de frenagem regenerativa, o que ajuda a aumentar a autonomia do veículo.
Segundo a Renault, o novo trem de força Full Hybrid E-Tech, disponível no Captur e Symbioz, consome apenas 4,3 litros/100 km, comparado aos 4,7 litros da versão anterior.
Transmissão dog box
O sistema de embreagem dog substitui tanto engrenagens quanto anéis sincronizadores em um design sem embreagem, com menos peças de fricção. A caixa foi ajustada para proporcionar trocas de marcha mais rápidas e suaves. A Renault salienta que isso causa mudanças de marcha mais silenciosas e responsivas, reduzindo vibrações e ruídos do motor.
Symbioz com novas motorizações
A Renault está adicionando dois novos trens de força à linha Symbioz, o Full Hybrid E-Tech 160 e o Mild Hybrid 140.
No Symbioz, o primeiro nível de hibridização mild hybrid 140 é baseado em um motor a gasolina turboalimentado de 4 cilindros e 1,3 litro com injeção direta. Disponível com uma caixa de câmbio manual de 6 marchas. O motor é assistido por um alternador de partida e uma bateria de íon-lítio de 12V.
Com o trem de força mild hybrid 12V de 140 cv, o Symbioz oferece torque máximo de 26,5 kgfm entre 1.750 e 3.500 rpm, e consumo combinado de apenas 5,9 l/100 km, com emissões de CO₂ a partir de 134 g/km.
Versões e preços
Os novos Renault Captur e Symbioz com sistemas híbridos estão disponíveis na Europa a partir de hoje para pedidos, com as entregas previstas para julho deste ano. Os preços variam conforme o país, porém na França os preços (em conversão direta) podem ser conferidos abaixo:
Renault Captur
Evolution – R$ 170.432,83 (26 400€)
Techno – R$ 185.281,14 (28 700€)
Esprit Alpine – R$ 224.015,88 (34 700€)
Renault Symbioz
Evolution – R$ 215.623,35 (33 400€)
Techno – R$ 228.534,93 (35 400€)
Esprit Alpine – R$ 238.218,61 (36 900€)
Iconic – R$ 247.902,30 (38 400€)