Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Ranger Rover híbrido

Range Rover híbrido foi apresentado na China

A Land Rover apresentou no Salão de Pequim a versão híbrida do SUV Range Rover. Além do motor elétrico em conjunto com o movido a diesel (combinação inédita no mercado chinês), o modelo oferece 18,6 cm a mais de espaço para as pernas nos bancos traseiros (daí o nome Long Wheelbase que acompanha o Range Rover híbrido).

Sob o capô do veículo, trabalham em conjunto um motor 3.0 SDV6 a diesel e um elétrico, capaz de gerar 47,5 cv e 17,4 mkgf de torque. Juntos, os dois motores produzem 340 cv a 4.000 rpm e 71,4 mkgf de torque, disponível já na faixa entre 1.500-3.000 rpm. Como resultado, são 26% menos emissões de CO2 e um consumo médio de 18,7 km/l. 

O propulsor elétrico pesa menos de 120 kg (incluindo a batería de íon-lítio). O sistema possibilita a condução do SUV em modo EV (Eletric Vehicle), desde que a velocidade não ultrapasse os 48 km/h. Nesta condição, o Range Rover híbrido tem uma autonomia de 1,6 km, depois disso o propulsor a diesel é acionado. A bateria do motor elétrico é carregada, também, através da energia cinética gerada pelos freios do carro. 

O segundo motor do Range Rover não prejudicou o espaço interno do modelo, segundo a fabricante. Pelo contrário, pelos dados da Land Rover, o SUV ganhou 18,6 centímetros de espaço para as pernas dos passageiros que viajam atrás. Ele também oferece o conhecido sistema Terrain Response da tração integral da Land Rover, que permite escolher o melhor tracionamento e distribuição de torque para às rodas conforme a necessidade do motorista. 

O Range Rover híbrido (juntamente com o Ranger Rover Sport híbrido) será o primeiro deste tipo movido a diesel no mercado chinês. As encomendas globais pelo modelo começaram a partir de maio (com entregas previstas até o final deste ano). 

Sair da versão mobile