A JLR apresenta nesta semana a linha Range Rover Evoque e também do também o Discovery Sport 2024. Com mudanças pontuais, os SUvs da JLR fabricados em Itatiaia ganham atualizações de tecnologia mas nem tanto de conteúdo
Novo Range Rover Evoque com dianteira que remete à linha Discovery e Velar – Foto: Marcos Camargo/ Revista Carro
Por Marcos Camargo
A revista Carro acompanha de perto o lançamento das novidades. Saiba o que mudou.
Novo Evoque 2024
Novo Range Rover Evoque com dianteira que remete à linha Discovery e Velar – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro
O SUV compacto ganha mudanças mais relevantes inspirado nos modelos maiores da Land Rover. Chega em versão única Dynamic HSE, que ganhou mudanças visuais com nova grade com elementos horizontais, novos faróis, novas rodas de 20 polegadas e traseira com novo arranjo interno de iluminação.
A parte interna do Evoque perde comandos físicos mas ganha em espaço e tecnologia. Agora a nova multimídia Pivi Pro de tela curva tem 11,4” concentra boa parte das funções de ajuste do carro como navegação, climatização digital e entretenimento. Há comodidades como som premium Meridian, coluna de direção com ajuste elétrico e itens como piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, alerta de ponto-cego e assistente de permanência em faixas. Bancos elétricos e teto solar panorâmico estão presentes.
Há novas opções de interior como o tom terracota e novas cores Arroyos Grey e Tribeca Blue. Os bancos mantém o couro Windson natural e são fabricados no Brasil.
Interior do Evoque com novo painel, multimídia e console minimalista – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro
Discovery Sport
Discovery tem pequenas mudanças visuais na grade e molduras de rodas – Foto: Marcos Camargo/Revista Carro
O renovado Discovery Sport mantém quase o mesmo visual e só muda a grade preto brilhante além das molduras de caixas de roda . Está disponível nas versões 5 e 7 lugares com o motor P250 turboflex ou D200 turbodiesel.
Por dentro há mais novidades como um novo console central com duas colunas, nova soleira e manopla do tipo joystick eletrônica. Também ganha a nova multimídia Pivi Pro de 11,4” com tela de vidro curvo e há novos porta objetos e porta copos.
Interior do Discovery Sport com novo console, carregador sem fio e nova manopla – Foto: Divulgação/JLR
Motores sem mudanças
A mecânica do Range Rover Evoque e Discovery Sport incluem o conhecido motor P250 flex 2.0 turbo flex associado ao sistema híbrido leve de 48V MHEV e transmissão automática ZF. O Discovery Sport também é produzido com sistema híbrido leve associado ao motor D200 turbodiesel. Os motores são enviados de Wolverhampton na Inglaterra para Itataia/RJ.
Além do conjunto mecânico a tração do novo Evoque é garantida pelo sistema Terrain Response 2 que permite ajustar as definições do veículo de acordo com o ambiente de condução, com as opções de modo Eco, Comfort, Grass-Gravel-Snow, Mud-Ruts, Sand, Dynamic e Automático.
Preços Evoque e Discovery Sport
O Novo Evoque 2024 chega ao mercado brasileiro na versão Dynamic HSE com o motor P250 Flex com preço a partir de R$ 471.950,00. Embora tenha tração integral aprimorada e boa capacidade off road é o SUV premium compacto mais caro do país acima de concorrentes como BMW X1 e Audi Q3 (este tem tração integral Quattro).
Já o Discovery Sport 2024 estreia com preços entre R$ 434,4 mil (P250 flex) e R$ 466,4 mil (D200 diesel). Os dois modelos estão disponíveis sob encomenda na rede de concessionários.