Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

PRIMEIRO CONTATO: Audi Q5 Ambition

A segunda geração do Q5 estreou este mês no Brasil. Maior, mais leve e potente que o modelo anterior, o SUV é vendido em três versões de acabamento: Attraction (R$ 244.990), Ambiente (R$ 274.990) e Ambition (R$ 292.990).

Construído em nova plataforma, o Q5 perdeu 50 kg, apesar do aumento das dimensões externas. Com 4,66 metros de comprimento, ele é 34 mm mais longo que o antecessor. A largura continua a mesma (1,89 m), enquanto a altura cresceu 4 mm (1,65 m).

Todas versões têm o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 2.0 TFSI de 252 cv de potência e 37,7 kgfm torque e o câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic, de sete marchas. Em todas elas, a tração é integral quattro com tecnologia ultra.

Design evolutivo

Como é tradição entre as fabricantes alemãs, a nova geração do Q5 traz desenho de perfil evolutivo em relação ao antecessor. Na dianteira, a grade hexagonal está maior e é ladeada pelos faróis, que estão mais afilados e têm iluminação full led na configuração de topo.

A lateral agora tem um vinco mais destacado acima das maçanetas e os retrovisores têm base de fixação em posição mais distante da coluna A. A traseira possui traços mais retos, com as saídas de escapamento em formato retangular.

O interior foi completamente reformulado e traz elementos já vistos no A4 e A5 de nova geração, como o quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas (de série nas versões Ambiente e Ambition).

Equipamentos

A versão Attraction traz, entre os equipamentos de série, faróis de xênon, sensores de estacionamento na dianteira e traseira, câmera de ré, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sistema de navegação, ar-condicionado automático e rodas de liga leve de 18 polegadas.

A Ambiente acrescenta teto solar panorâmico, quadro de instrumentos digital (virtual cockpit), bancos dianteiros esportivos e com memória de ajustes para o motorista, porta-malas com abertura sem o uso das mãos, assistente de estacionamento, ar-condicionado digital de três zonas e rodas de liga leve de 19 polegadas.

A topo de linha Ambition, por sua vez, traz faróis full led, interior com ambientação na cor preta, assistente de farol alto automático, luzes customizáveis no interior e espelhos externos antiofuscantes.

Opcionais

Há dois pacotes de opcionais para as versões. O primeiro deles, chamado de Audi Side Assist, é vendido por R$ 6.500 e composto por assistentes que alertam para possíveis perigos em manobras.

Já o pacote Assistance Tour custa R$ 12.600 e traz assistente de condução semiautônoma, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência na faixa de rolagem.

Nós já levamos o novo Audi Q5 Ambition para a pista de testes. Confira a avaliação completa na edição de setembro da revista CARRO. Fique ligado!

 

FICHA TÉCNICA

Audi Q5 Ambition

Motor

Cilindros: 4 em linha

Cilindrada: 1.984 cm³

Potência: 252 cv / 5.000-6.000 rpm

Torque máximo: 37,7 kgfm / 1.600 a 4.500 rpm

 

Câmbio: S tronic (automatizado de dupla embreagem e sete marchas)

Pneus: 255/45 R20

Peso (kg): 1.720

Capacidade do porta-malas (L): 550

Tanque de combustível (L): 70

Comprimento (mm): 4.663

Largura (mm): 1.893

Altura (mm): 1.659

Entre-eixos (mm): 2.819

Sair da versão mobile