Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo estreia na Copa Truck 2023

Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo estreia na Copa Truck 2023 – Foto: divulgação/Volkswagen

Primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo estreia na Copa Truck 2023 – Foto: divulgação/Volkswagen

 

O primeiro caminhão de corrida híbrido do mundo fará sua estreia em corridas no neste domingo, dia 19, pela Copa Truck no autódromo de Goiânia. O modelo que será utilizado será o VW Meteor Mission Zero, fruto de uma parceria entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM, Ciser, Giaffone Eletric e R9 Competições, e será comandado pelo experiente piloto Felipe Giaffone.

 

Primeiro caminhão de corrida híbrido combina motor a diesel e outro elétrico

 

Visando o processo de descarbonização, o novo caminhão possui um conjunto de trem de força híbrido, composto por um motor a diesel e outro elétrico. O veículo irá utilizar de forma sincronizada ambos os motores em conjunto com um sistema de regeneração de energia durante as frenagens para recarregar as baterias.

O diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões, Luciano Cafure, falou sobre o novo caminhão. “A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra, mais uma vez, seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos, promovendo uma competição mais sustentável”, explica Luciano.

 

Copa Truck servirá como laboratório

 

A Copa Truck servirá como laboratório para novas tecnologias que serão exploradas e precisam ser testadas em condições extremas, tendo como foco a eficiência energética, segurança, otimização de peso e neutralização das emissões de carbono.

 O gerente de Marketing da Ciser, Jackson Dal Comuni, citou que acredita que essa é uma boa oportunidade de elevar o nível de competição da categoria a outro patamar. “Acreditamos que essa é a oportunidade para levar a competição a um novo patamar de desempenho e sustentabilidade, sendo um importante passo para a indústria automotiva”, destaca Jackson.

Quem também está animado com a iniciativa é o piloto da R9 Competições, Felipe Giaffone. “Estou muito feliz em participar deste projeto tão inovador e inspirador ao lado de parceiros incríveis”, afirma o piloto.

 

Texto: Daniel Palermo

Sair da versão mobile