A Porsche desenvolveu um sistema de carregamento por indução sem contato, com potência de até 11 kW e eficiência de 90%, alcançando o mesmo nível do carregamento AC com fio. Cerca de 75% dos carregamentos de seus veículos elétricos ocorrem em casa, tornando essa tecnologia altamente relevante.
A base de solo Porsche Wireless Charging (117 × 78 × 6 cm, ~50 kg) pode ser instalada em garagens ou vagas externas, conectada diretamente à rede elétrica. O primeiro modelo compatível será o Cayenne Elétrico (E4), que contará com uma unidade receptora instalada entre as rodas dianteiras, protegida contra impactos e intempéries. Para carregar, basta estacionar sobre a base, o veículo se rebaixa automaticamente, e a transferência ocorre a poucos centímetros de distância.
O sistema utiliza detector de movimento e de objetos estranhos, interrompendo o processo caso um ser vivo passe por baixo ou se um objeto metálico aquecer sobre a base. É integrado ao aplicativo My Porsche, permitindo monitoramento remoto, autenticação de vários veículos e uso de recursos como carregamento programado e pré-condicionamento. Possui módulo LTE e WLAN, garantindo atualizações OTA. O lançamento ocorrerá na Europa em 2026.
Como funciona o carregamento por indução
A energia é transmitida por um campo magnético gerado por uma bobina transmissora de cobre e ferrites na base de solo, percorrida por corrente alternada. O sistema usa tecnologia de banda ultralarga (UWB) para posicionar o veículo com precisão. Uma bobina secundária no carro atua como receptora, gerando corrente alternada, que é retificada para corrente contínua e armazenada na bateria de alta tensão.
Durante o carregamento, a radiação eletromagnética permanece restrita ao assoalho do veículo. O sistema é à prova de intempéries, certificado (CE e UL) e foi testado pela TÜV Süd.
Além do carregamento indutivo, o novo Cayenne também contará com carregamento DC ultrarrápido de até 400 kW, superando os 270 kW do Macan e os 320 kW do Taycan.
O modelo protótipo exibe pintura fluorescente eletroluminescente com mais de 25 camadas, 100 litros de verniz e 500 m de cabos, revelando cores quando energizada. A estreia será no IAA MOBILITY 2025, em Munique.