Lançado em 2002, o EcoSport foi uma bala de prata da Ford para transformar o mercado brasileiro e conquistar o consumidor, que queria um carro diferente, um utilitário esportivo em que se sentisse seguro, numa posição de dirigir mais alta, com características de robustez que não fizessem feio nas viagens de fim de semana (embora dificilmente esse cliente ande em terrenos que exijam tração 4×4). A Ford enxergou esse filão e apostou no modelo, que logo virou sinônimo de SUV compacto. O sucesso é tão grande que um termo para designar os concorrentes se popularizou: anti-EcoSport.
Tudo bem, o pioneirismo de veículos “aventureiros lights” não pertence ao EcoSport. Nasceu com o Fiat Palio Adventure, lançado em 1999, ainda com quebra-mato de verdade (o que tornava o carro um perigo para os pedestres). Mas o EcoSport já surgiu como um jipinho. Não é nenhuma adaptação de um modelo existente, como no caso da perua aventureira da Fiat.
Com um ou outro concorrente que apareceu na última década – a maior parte deles também adaptações de veículos, sem ter, necessariamente, vocação aventureira –, o EcoSport reinou praticamente sozinho. No entanto, a julgar pela edição do Salão do Automóvel de São Paulo do ano passado, nunca a hegemonia do SUV da Ford esteve tão ameaçada. A artilharia contra o EcoSport deve se intensificar.
Há três anos, o Renault Duster foi o primeiro modelo com as mesmas características capaz de enfrentar o rival da Ford. Até superou o EcoSport em vendas em alguns meses, mas fechou 2014 atrás no ranking. Em 2015, porém, está prevista uma verdadeira enxurrada de lançamentos: Jeep Renegade, Honda HR-V, Peugeot 2008 e JAC T5. É provável que todas as opções venham com preços mais salgados, superiores a R$ 70.000 – pela tabela, o EcoSport começa em R$ 64.790.
Se você quer ter um modelo desse porte, mas acha o valor muito alto, vale a pena buscar alternativas no mercado de usados. CARRO procurou algumas boas opções de anti-EcoSport, segmento que cresce enquanto o de 0 km diminui. Conseguimos encontrar boas ofertas de veículos que já passaram pela famosa fase da maxidesvalorização (quando eles saem da concessionária).
“São excelentes opções de compra. Eu vendo demais aqui na loja. Para o consumidor, é uma relação custo-benefício garantida, sobretudo para quem busca um carro intermediário, entre um sedã e um SUV de grande porte”, afirma Renato Gianni, da RG Multimarcas, de São Paulo. “Mas é importante ressaltar que há uma demanda cada vez maior e o cliente deve ficar de olho, pois esses carros são vendidos rapidamente.”
Em anúncios da internet, o Duster, principal concorrente do EcoSport, pode ser encontrado em versão 2011-2012 (quando foi lançado) ou 2012-2012 com preços que partem de R$ 41.000. Ok, é uma versão básica e com cerca de 40.000 km rodados. Mas, desembolsando um pouco mais (R$ 46.000), é possível achar um Duster 2.0 Dynamique 4×2 manual com 36.000 km rodados e em ótimo estado.
Vale aqui a velha dica: não necessariamente um carro muito rodado é pior do que um menos rodado. Tudo depende de como foi a utilização. O famoso anda e para nas cidades (o chamado uso severo) exige muito mais de seus componentes. Se o dono morava em uma cidade da Grande São Paulo ou mesmo no interior e usava o carro na estrada para ir e vir, ele provavelmente estará em melhores condições. Para se ter ideia, encontramos unidades do Duster no mercado de seminovos com motor 2.0 Dynamique 4×2 por R$ 47.000 e apenas 14.000 km.
Se a sua intenção é ter uma marca mais tradicional no off-road e a ideia é buscar um seminovo, que tal incluir na lista modelos que no catálogo de 0 km custam bem mais do que o EcoSport? Um exemplo é o Mitsubishi Pajero TR4 (que acaba de sair de linha) fabricado em Catalão (GO), ano-modelo 2011-2012 por R$ 50.000 a R$ 52.000, com todo tipo de quilometragem – de 25.000 a 70.000 km. Desembolsando um pouco mais (R$ 57.000), dá para garimpar exemplares de TR4 já fabricados em 2012. Para não fazer loucuras, restrinja um valor, pois um TR4 2013-2014, por exemplo, salta para R$ 75.000. Preconceito contra marca importada? Bobagem. Lembre-se de que o TR4 era nacional havia muito tempo.
Talvez você não queira um anti-EcoSport, mas sim o próprio. De qualquer forma, vale a pena pesquisar o mercado de usados. A segunda geração, que deixou o modelo mais moderno, foi lançada em 2012. Um carro desse ano, mas da geração anterior, pode ser encontrado por R$ 37.000. Se você não abre mão das linhas atuais, então o preço sobe para R$ 58.000.