Apesar da proliferação de empresas especializadas na lavagem de automóveis, até mesmo usando um sistema a seco, muitos brasileiros ainda mantêm o antigo hábito de fazer o serviço com as próprias mãos. O problema é que, em casa, fatalmente uma grande quantidade de água é desperdiçada. Quer ver? Com uma mangueira semiaberta, são gastos aproximadamente 216 litros do precioso líquido em meia hora.
Se você ficou assustado com o índice, não se preocupe. Reduzi-lo é fácil. Basta trocar a mangueira pelo balde.
Dica número 1.
O primeiro passo para os que desejam realizar uma lavagem mais econômica deve ser dado com a utilização do balde em vez da mangueira. Assim, é possível fazer o controle adequado da quantidade de água a ser usada. Com baldes, o consumo chega a ser 75% menor.
Dica número 2.
Para os que não querem abandonar a mangueira de jeito nenhum, a economia pode ser conseguida com a instalação de bicos que dosam o consumo.
Dica número 3.
Derramar a água de maneira funcional remove parte da sujeira e evita o gasto excessivo. Portanto, planeje a lavagem antes de iniciar o processo.
Dica número 4.
Com a utilização de baldes não existe consumo à toa de água. Se estiver usando mangueira, desligue a torneira quando possível.
Dica número 5.
Retirar o sabão acumulado durante a lavagem é fácil e não exige grandes quantidades de água. Ou seja, adote o balde novamente.
Dica número 6.
Produtos que permitem lavar o seu veículo a seco já são facilmente encontrados no mercado. A maioria traz frasco em formato de spray, que permite a dosagem adequada.Ao borrifar o produto, passe um pano seco e macio para eliminar as sujeiras. Esses produtos removem sujeiras mais simples e são indicados para quem roda em circuito urbano.
Dica número 7.
Em veículos muito sujos e caso você não tenha bico dosador, procure reduzir a quantidade de água direto na torneira. A qualidade do serviço não será comprometida.