Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

O Land Rover nacional

“Um modelo feito no Brasil para o mercado brasileiro”. Essa foi a definição que Phill Popham, diretor global de vendas da Land Rover, utilizou para apresentar o Land Rover Discovery Sport, primeiro SUV compacto premium da marca no Salão do Automóvel, que deverá chegar às concessionárias da marca ainda este ano, por preços que partem de R$ 179.900. Inicialmente, o modelo será importado da Inglaterra, mas já a partir de 2016 ele passará a ser produzido na fábrica que o grupo Jaguar Land Rover vai construir em Itatiaia, RJ.

Embora seja classificado pela fabricante como um SUV compacto, o Discovery Sport tem capacidade para sete ocupantes, graças à terceira fileira de bancos rebatível, instalada na traseira. As opções de motores serão um 2.0 16V turbo a gasolina com 240 cv e um 2.2 turbodiesel de 190 cv, ambos 4 cilindros. O câmbio é automático de 9 marchas para as duas versões.

Outra novidade no estande do grupo é o Jaguar XE, que faz a sua primeira aparição na América Latina. Com estrutura predominantemente de alumínio, o carro aposta na leveza para proporcionar maior eficiência, sem prejudicar a segurança e o comportamento dinâmico. O design, como não poderia ser diferente, segue o padrão da marca, mas com estilo inovador. A Jaguar confirmou a comercialização do modelo no Brasil em 2015, mas não informou o mês nem a faixa de preço do modelo.

Já no espaço da BMW, o modelo que se destacou foi o X4, que pode ser definido como um “X6 baby”, pois traz o mesmo estilo SAC (Sports Activity Coupé), no qual a linha do teto com forte caída na traseira. Com início das vendas previstas ainda para este ano, o modelo custará a partir de R$ 264.950 na versão com motor 4 cilindros de 245 cv e R$ 314.950 no 6 cilindros de 306 cv. A tração xDrive integral é item de série nas duas configurações, assim como funções Start-Stop e Coasting, que proporcionam economia de combustível.

Quem precisa de um modelo familiar mais espaçoso certamente vai apreciar a outra novidade da marca alemã, o Série 2 Active Tourer. Trata-se do primeiro BMW dotado de tração dianteira e que exibe formas de uma minivan, mas sem prejudicar o comportamento dinâmico típico dos modelos da marca, de acordo com os executivos da empresa. O motor 4 cilindros de 2.0 litros biturbo gera 231 cv e 35,7 mkgf, o que garante bom desempenho ao modelo.

A principal virtude do Active Tourer, porém, é mesmo o espaço interno. Com bancos traseiros divididos na proporção 40/20/40, a área é totalmente aproveitável e modulável, permitindo a acomodação de objetos de diversos tamanhos e passageiros. Além disso, os encostos dos bancos também podem ser reclinados individualmente, ampliando o conforto dos ocupantes.

Já na MINI, que pertence ao grupo BMW, a atração é a versão 5 portas do Cooper que, de acordo com Arturo Piñero, presidente do grupo, era um desejo dos clientes da marca. Com 72 mm extras no entre-eixos em relação ao modelo de 3 portas, o novo MINI ainda apresenta porta-malas com 278 litros de capacidade e poderá ser adquirido nas versões Cooper, com motor 1.5 de 136 cv e Cooper S, com um 2.0 4 cilindros de 192 cv. Ambas contarão com câmbio Steptronic de 6 marchas. Mas, embora tenha confirmado a venda do novo MINI, assim como do BMW Série 2 Active Tourer, o presidente do grupo não revelou o mês em que serão iniciadas as vendas, nem os preços dos modelos.

Sair da versão mobile