Má notícia para os fãs do Mitsubishi Lancer Evo, a versão apimentada do sedã médio da marca japonesa. A fabricante confirmou que não pretende investir em um sucessor do modelo atual. De acordo com a agência Automotive News, fontes ligadas à empresa afirmaram que a Mitsubishi até cogita seguir produzindo o Lancer, mas não investirá em um novo Evolution, que se encontra autalmente na 10a geração. O Evolution foi lançado em 1992 e a atual geração chegou ao mercado em 2007.
“A Mitsubishi Motors não tem planos para criar um sucessor do Lancer Evo atual, ou seja, um sedã de alta performance equipado com motor a gasolina e tração integral”, disse Namie Koketsu, porta-voz da empresa. “Em vez disso, pretendemos explorar as possibilidades de um modelo com desempenho elevado que incorpore a tecnologia elétrica.”
O anúncio vai ao encontro à nova estratégia anunciada recentemente pela fabricante, que prevê maior foco na linha de picapes, SUVs e crossovers, em detrimento dos demais modelos. “Temos de priorizar alguns produtos”, disse o presidente da companhia, Osamu Masuko. “Quando você analisa o tamanho de nossa empresa e os recursos que dispomos, fica claro que não podemos investir em qualquer produto.”
A ideia é que a marca dos três diamantes mantenha seus investimentos na pesquisa e no desenvolvimento de veículos utilitários e na eletrificação de conjuntos motrizes. Além disso, sua gama de sedãs passaria a contar com modelos baseados em produtos da Aliança Renault-Nissan, com a qual a Mitsubishi fechou um acordo recentemente.
No Brasil, o Lancer Evolution X é tabelado em R$ 213.990. A assessoria de imprensa da Mitsubishi no Brasil entrou em contato com o Carro Online para acrescentar que o esportivo seguirá à venda no país até 2015.