Elétricos adotam interior completamente reformulado e versão com mais de 1.000 cv na primeira reestilização
A Tesla revelou a primeira reestilização do sedã Model S e do SUV Model X. Além de pequenas mudanças externas de estilo, os novos modelos ganharam interior completamente reformulado e versão de topo com mais de 1.000 cv de potência. A estreia dos novos Tesla Model S e X está prevista para março, nos Estados Unidos.
As alterações no visual externo resumem-se a novos para-choques e opções de rodas, além da substituição dos cromados nas maçanetas e moldura das janelas por preto brilhante. A timidez das mudanças externas não se repetiu na cabine, que foi completamente reformulada nos dois modelos.
Inspirado pelo Model 3, o painel ficou ainda mais minimalista, com saídas de ventilação embutidas no acabamento, central multimídia horizontal e com tela “flutuante” de 17″ e volante estilo “manche de avião”. O quadro de instrumentos possui tela de 12,3 polegadas e, na traseira, há uma tela adicional de 8 polegadas para controle de climatização e espelhamento de jogos/vídeos. As alavancas de acionamento dos indicadores de direção e de seleção de “marcha” foram suprimidas, transformando-se em botões no volante e/ou acionamento na tela multimídia.
Os novos Tesla Model S e X trazem ainda carregadores de indução e portas USB-C para todos os ocupantes, sistema de som premium com 22 alto-falantes e cancelamento de ruídos e ar-condicionado digital de 3 zonas com filtro HEPA, o mesmo utilizado em aviões comerciais.
Os modelos da Tesla mantêm ainda as famosas funções semiautônomas, como o sistema Autopilot (que controle a distância do veículo à frente e é capaz de mudar automaticamente de faixas), estacionamento automático e modo “manobrista”, que retira o carro da vaga sem a necessidade de motorista.
Tesla Model S e X 2022 têm duas opções de motorização, sempre com sistema de tração integral. Na versão “de acesso” Long Range, dois motores elétricos geram 679 cv de potência e entregam 660 km de autonomia no Model S e no X. Na topo de linha Plaid, 3 motores elétricos entregam 1.034 cv – a autonomia é de 628 km em ambos.
No acabamento “básico”, a aceleração de 0 a 96 km/h é feita em 3,1 segundos no sedã e em 3,8 segundos no SUV. Já na versão com mais de 1.000 cv, são necessários apenas 1,99 segundos no Model S e 2,5 s no Model X.
Nos Estados Unidos, a linha 2022 do Model S parte de 79.990 dólares na versão Long Range e chega a 119.990 dólares no acabamento Plaid. No SUV Model X, a básica parte de 89.990 dólares, enquanto a topo de linha sai pelos mesmo 119.990 do sedã.
Fotos: Divulgação