Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Novo VW Fox 2015

Tudo é novo no Fox e assim, o hatch passa a adotar o design mundial da VW. Com novos faróis biparábola que equipam todas as versões do hatch, a identidade visual do Fox segue a linha do Golf VII, com as luzes indicativas de direção mais afiladas, conferindo mais requinte ao modelo. Além de maiores, os faróis estão mais inclinados e uma linha cromada que atravessa a frente do carro também está presente na peça. A grade superior ficou mais fina e o para-choque mais encorpado com os novos faróis de neblina nas extremidades. 

Todos os elementos da coluna A para frente são novos, incluindo o capô. Na parte lateral há novos frisos cromados na versão Highline (como você confere na foto ao lado). Apesar dos frisos, os designers esqueceram de oferecer a opção de maçanetas cromadas, por exemplo. Na parte traseira, as lanternas horizontais invadem a tampa do porta-malas. Outra novidade é o logotipo do tipo “Easy Trunk”, no qual basta empurrar a parte de cima para abrir o porta-malas. O toque de esportividade para o conjunto traseiro do Fox fica por conta do escapamento duplo.  

Interior

A versão Highline está mais requintada. Primeiro por ser a única a contar com o novo volante multifuncional, que vem do Golf Highline e conta com revestimento de couro. Os materiais usados são mais sóbrios e é possível, opcionalmente, garantir um painel inteiramente preto para a versão top. E todas as versões vêm com um painel específico, como, por exemplo, a Trendline, que tem volante diferente e um painel em cor metalizada. Na Highline (mostrada aqui) as pedaleiras são de alumínio de série. 

Versões 

O Fox 2015 terá quatro motorizações diferentes e três opções de câmbio. Mas isso não está disponível em uma prateleira para o consumidor escolher. Já está tudo determinado nas quatro versões: Trendline, Comfortline, Blumotion e Highline. Os dois motores da família EA111 são o 1.0 de quatro cilindros que desenvolve 76 cv e 10,6 mkgf de torque e o 1.6 8V que entrega até 104 cv com etanol. Já a família EA211 oferece os motores mais modernos da linha Fox: 1.0 de três cilindros com 82 cv e o 1.6 16V MSI com 4 cilindros e 120 cv. 

A versão de entrada, Trendline, conta com o motor 1.0 de quatro cilindros (76 cv) e o novo 1.6 MSI (120 cv), ambos acoplados ao câmbio manual de 5 marchas.

Já a BlueMotion terá motor 1.0 tricilíndrico de 82 cv quando abastecido com etanol. Ele também vai contar somente com a transmisssão manual de 5 marchas. 

A versão intermediária Comfortline é a que oferece o maior “menu” para o comprador: 1.0 de quatro cilindros, 1.6 MSI com câmbio manual de 5 marchas e o 1.6 MSI com transmissão robotizada I-Motion de 5 velocidades. 

A versão Highline, é a top de linha e virá somente com o motor 1.6 MSI de 120 cv e o inédito câmbio de 6 marchas ou com a caixa automatizada I-Motion de 5 velocidades. De série o Fox Highline conta com direção elétrica, ar-condicionado, banco traseiro corrediço, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, lanternas escurecidas, sistema de som, trio elétrico, retrovisores com luzes indicadoras de direção, faróis e lanternas de neblina, rádio com 6 alto-falantes, coluna de direção com ajuste de altura (30°) e profundidade (120 mm), computador de bordo com 9 funções, tomada 12V e rede no porta-malas. 

Como opcionais há cotrolador de velocidade, central multimídia com rádio, navegador e tela multimídia de 5,5” além de Bluetooth e entradas auxiliares. E há alguns sistemas de segurança como opcionais para a linha Fox Highline, como
o controle de estabilidade (ESC), que já vem acompanhado pelo bloqueio eletrônico de diferencial (EDS). Há também o assitente de partida em rampa (HHC), o controle de tração (ASR) e os faróis de neblina equipados com luzes para curvas (aquelas que direcionam a luz de neblina para o local onde o carro vai virar, seja pelo movimento do volante ou pelo acionamento da seta). 

Segundo a VW, o comprador do Fox é o sujeito de 30 a 40 anos, composto por jovens famílias e a maioria sendo um casal com um filho. Porém, a capacidade oferecida pelo bagageiro continou a mesma: 270 litros.Mas como essa versão conta com o banco corrediço, a capacidade de carga pode chegar a 353 litros sem rebater os bancos. Anulando a parte de trás para qualquer tipo de passageiros, rebatendo totalmente o banco traseiro, é possível alcançar 1.016 litros de bagagens até o teto. Confira abaixo os preços da linha Fox 2015: 

Novo Fox 1.0 Trendline: R$ 35.900

Novo Fox 1.6 Trendline: R$ 39.800

Novo Fox 1.0 Comfortline: R$ 38.190

Novo Fox 1.6 Comfortline: R$ 41.490

Novo Fox 1.6 Highline: R$ 48.490

Sair da versão mobile