SUV híbrido se torna mais econômico e incorpora novas tecnologias
A Toyota já comercializou 15 milhões de unidades do RAV4 ao longo de 31 anos e anunciou recentemente uma reformulação completa para o utilitário esportivo de porte médio. Mantendo a sexta geração, o utilitário esportivo recebeu alterações no design e aprimoramentos na eficiência dos motores. O lançamento está confirmado para Europa e Estados Unidos em 2026, com previsão de chegada ao mercado brasileiro em seguida.
Desta forma, o novo visual do RAV4, que agora adota um estilo mais robusto e alinhado com a identidade dos modelos mais recentes da marca. O SUV ganhou vincos marcantes nos paralamas, traseira alargada, novos faróis em formato de “C” conectados por uma faixa escurecida, para-choque redesenhado e grade frontal ampliada. O estilo está mais próximo ao do Corolla Cross (inclusive a versão nacional atualizada para a linha 2025) e do Prius.
No interior, o painel foi totalmente redesenhado e o veículo passa a contar com novas tecnologias, incluindo central multimídia com tela de 12,9 polegadas, painel digital de 13 polegadas com novo sistema operacional, assistente por comando de voz, volante com novos botões físicos, novo console central e carregador de celular por indução para dois aparelhos.
Motorização de até 302 cv
O sistema híbrido continua disponível em duas configurações: uma com 183 cv e outra com 192 cv, ambas com motor 2.5 de ciclo Atkinson combinado a dois motores elétricos. As especificações técnicas detalhadas ainda não foram divulgadas.
A versão híbrida plug-in, que também é comercializada no Brasil, teve mais informações confirmadas. O RAV4 PHEV oferecerá até 100 km de autonomia no modo elétrico, o que indica uma bateria de íons de lítio maior, com capacidade de 22,8 kWh. O modelo contará com sistema de recarga rápida de 50 kW, permitindo carregar em um wallbox residencial de 11 kW em menos de três horas. A potência total será de 268 cv ou 302 cv, dependendo da configuração, sempre com motor 2.5 a combustão em conjunto com motores elétricos, com tração dianteira ou integral.
Configurações
A Toyota apresentou duas versões principais do novo RAV4: uma ainda sem nome definido e a versão GR Sport, que traz rodas com acabamento escurecido, adesivos exclusivos e bitolas 20 mm mais largas para maior estabilidade, além de novos spoilers e grade redesenhada. No mercado norte-americano, devem permanecer versões como a LE, mais simples, e a XSE, com aparência mais esportiva.
Segurança aprimorada
Como parte da atualização, o sistema Toyota Safety Sense foi renovado. Com o pacote “T-Mate”, o RAV4 passa a contar com alerta de tráfego cruzado frontal, monitor de ponto cego com resposta mais ágil, alerta de colisão dianteira e sistema de estacionamento remoto com controle pelo smartphone. Os valores serão divulgados apenas no lançamento oficial das versões híbrida e híbrida plug-in. No Brasil, o modelo é vendido exclusivamente na versão híbrida plug-in, com preço inicial de R$ 402 mil.