Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Novo Jeep surge em março; PE pode fabricá-lo este ano

O novo modelo global da Jeep, substituto do Compass e do Patriot (este, inédito no Brasil) e atualmente conhecido pelo código 551, fará sua estréia mundial no Salão de Nova York 2016, que abre ao público em 25 de março. O nome do carro ainda não foi definido — pelo menos, foi isso que nos garantiu o informante da Jeep que abriu o cronograma definitivo do lançamento para CARRO ONLINE.


Mas ele nos disse outra coisa, e muito mais importante: o 551 não está engavetado nem na geladeira no que se refere ao Brasil. É muito provável que já no final deste ano, e não somente em 2017, o novo Jeep já esteja disponível nas revendas da marca no país. O modelo nacional será fabricado em Goiana (PE). Ele dividirá plataforma com o Renegade e com a picape Fiat Toro, cujo lançamento acontece em fevereiro.

QUANDO?
Uma data definitiva para a chegada do novo Jeep ao nosso mercado (já há unidades de teste prontas, rodando e embarcando aos Estados Unidos para testes) pode depender da adaptação da fábrica pernambucana à produção de três modelos — hoje, ela faz apenas o Renegade. Surpresa nas vendas de veículos em 2015, a Jeep não parece muito preocupada com a crise.


O 551 será posicionado entre o Renegade e o Cherokee, pendendo mais para o visual quadradão deste último (de resto, o Compass e o Patriot também são assim). É o que sugerem algumas fotos de unidades camufladas que já foram feitas no Brasil e nos EUA (veja nesta reportagem a projeção do site Carscoops). Por ora, qualquer informação mecânica além do óbvio — haverá pelo menos uma versão a diesel e com tração 4×4 — é chute.

Fãs da marca têm se mostrado aliviados com a promessa de um SUV mais interessante que a dupla que será enterrada pelo 551. Em alguns sites, já é defendida a tese de que o novo carro deveria usar um nome também novo, encerrando a “zica” de Compass e Patriot. A resposta virá em menos de três meses.

Sair da versão mobile