Apesar de pouco representativa em termos de vendas no Brasil, a Subaru é uma marca com admiradores fiéis no país, em especial graças a modelos como o Impreza WRX STI. Nesta segunda-feira (12), a marca apresentou uma série de novidades importantes em seu plano de ações para o médio prazo, chamado Prominence 2020, portanto é bom ficarmos ligados.
A primeira delas diz respeito à estreia de uma nova plataforma modular, a Subaru Global Platform, que daqui em diante passará a ser usada por toda gama de novos produtos da fabricante, cobrindo desde a próxima geração do Impreza até o Outback. Com foco na segurança e espaço interno, dentre outros atributos, ela se destaca pela ampla versatilidade de seu layout.
Voltado especificamente para o mercado norte-americano, a Subaru anunciou que trabalha no desenvolvimento de um utilitário-esportivo de grande porte com capacidade para 7 passageiros. Ele substituirá o Tribeca, modelo vendido no Brasil, portanto sua chegada aqui não pode ser descartada.
Com relação aos motores, a Subaru trabalha em um conjunto de propulsão híbrido baseado em tecnologia da Toyota, a qual é dona de 17% da Fuji Heavy Industries, conglomerado do qual a Subaru faz parte.
Já entre os motores a gasolina, a Subaru adianta que todos passarão a contar com injeção direta a partir de 2016. O recurso será padrão na próxima geração dos motores boxer (cilindros contrapostos) da fabricante. Além disso, os propulsores deverão adotar soluções como a desativação de cilindros e novos ciclos de combustão, como o Atkinson.