Texto: Marcos Camargo
A futura geração da Volkswagen Amarok, já confirmada para o Brasil, será construída sobre a plataforma da LDV Terron, picape da família Maxus produzida pela SAIC chinesa. O modelo acaba de conquistar cinco estrelas nos testes de colisão do ANCAP, órgão equivalente ao Latin NCAP, reforçando as expectativas sobre os níveis de segurança da nova Amarok.
Nos ensaios, a LDV Terron registrou 91% de proteção para ocupantes adultos e 84% na avaliação dos sistemas de assistência à condução, resultados semelhantes aos de outros modelos da Maxus.
Embora compartilhe a base estrutural, a versão da Volkswagen terá identidade própria. Flagras recentes mostram que a picape adota linhas mais retilíneas e estamparia típica da marca, além de motorização própria e possibilidade de uma variante híbrida.
Fora do Brasil, a família Maxus é oferecida em diferentes soluções energéticas, com opções elétricas, híbridas plug-in e diesel. A nova geração também é maior, chegando a 5,50 metros de comprimento, e traz recursos de segurança avançados ainda ausentes na Amarok atual.
A estreia está prevista para o fim de 2026, com produção na fábrica de General Pacheco, na Argentina, dentro do projeto “Patagônia”, que recebeu novos investimentos. A unidade fica ao lado da planta da Ford, responsável pela Ranger, uma das principais rivais do segmento.