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Nova Toyota Hilux GR-SPORT chega em abril por R$ 367.390

Nova Toyota Hilux GR-SPORT chega em abril por R$ 367.390 - Foto: divulgação/Toyota

Nova Toyota Hilux GR-SPORT chega em abril por R$ 367.390 – Foto: divulgação/Toyota

 

A nova Hilux GR-SPORT é apresentada hoje, 17 de março, na Argentina e estará disponível em toda a rede de concessionárias da Toyota no Brasil na primeira quinzena de abril deste ano por R$ 367.390. A quarta geração da picape é inspirada no Rally-Road, reforçando o espírito “fun to drive” da GAZOO Racing.

A Hilux GR-SPORT possui motor turbodiesel 2.8L 16V, 4 cilindros em linha, mas com uma configuração do turbocompressor de geometria variável (TGV) e intercooler (1GD) que entrega 224 cv de potência e 55,0 kgfm de torque. O motor é acoplado a um câmbio automática de seis velocidades sequencial com paddle shift atrás do volante.

 

Desenvolvimento da nova Hilux GR-Sport 

A nova Hilux GR-SPORT foi elaborada em conjunto pelas equipes da Toyota na América Latina, Austrália, Tailândia e no Japão. Engenheiros locais desenvolveram a nova suspensão, grade frontal e outras partes da carroceria nos centros de design e oficinas da Toyota, em Zárate, Argentina.

Após definir os objetivos dinâmicos e de performance, pela primeira vez na história da GAZOO Racing Latino-Americana, um protótipo local foi construído para seu desenvolvimento. A partir daí foi desenhada a nova suspensão da Hilux GR-SPORT, com amortecedores monotubo com maior diâmetro de pistão e capacidade de amortecimento, molas, grades e elásticos novos. Essa combinação entrega à picape maior aderência e controle em condições off-road e on-road.

A grade frontal foi projetada para maximizar a área de resfriamento e os dutos de ar, que, junto com o design dos pneus, aprimoram a aerodinâmica do veículo. A barra esportiva foi projetada com o mesmo objetivo, além de reduzir a turbulência na traseira.

 

Grande frontal Toyota Hilux GR-SPORT – Foto: divulgação/ Toyota

 

Nova plataforma 

A nova picape possui uma nova plataforma que apresenta uma bitola significativamente mais larga, 140 mm a mais na dianteira e 155 mm a mais na traseira, braços de suspensão estendidos, amortecedor monotubo e um eixo traseiro reforçado para suportar os diferentes tipos de terreno. A novidade em relação aos freios fica por conta da introdução de freios a disco traseiros. 

A distância do solo foi aumentada em 20 mm para aprimorar sua renomada capacidade off-road. Seus para-lamas integram-se perfeitamente ao para-choque, oferecendo um visual agressivo, marca registrada dos produtos GAZOO Racing.

 

Design “off-road” 

Na dianteira o destaque fica por conta da inscrição “TOYOTA”, exclusiva das versões GR, e faz referência direta ao caráter de competições de rally. Um protetor de para-choque com maior ângulo de ataque e maior distância do solo proporcionam melhores recursos para desempenho off-road.

  

Interior GR-SPORT 

Os bancos dianteiros apresentam design esportivo e são revestidos com couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos. O painel e console central são na cor preto brilhante e alguns itens, como a placa de identificação com o número da unidade, o apoio de cabeça dos bancos, as pedaleiras de alumínio e os tapetes exclusivos, destacam a divisão GAZOO Racing.

 

Detalhes GAZOO Racing no interior – Foto: dilvulgação/Toyota

 

Equipamentos e sistemas de condução 

Na lista de equipamentos, destacam-se os faróis Bi-LED com “Follow me home” e ajuste automático de altura, lanternas traseiras de LED e luzes diurnas de LED (DRL), sistema multimídia com tela sensível ao toque de 9”, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e sistema JBL® com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer

Smart Entry System, que permite destravar as portas simplesmente pressionando o botão na maçaneta de abertura da porta, mantendo a chave inteligente no bolso, facilitando também a operação de partida do veículo com o sistema Push Start Button.

A nova Hilux GR-SPORT é equipada com câmera de ré, monitor com sistema de visão 360° e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. Possui os sistemas Hill Start Assist Control (HAC), um sistema que facilita as manobras em subidas tanto fora de estrada como em uso urbano, atuando automaticamente nos freios ao arrancar com a imobilização.

Controle Ativo de Tração (A-TRC – Active Traction Control) que funciona quando a tração 4×4 é acionada e evita que o veículo derrape aplicando automaticamente a pressão de frenagem em qualquer uma das quatro rodas que eventualmente percam aderência, enviando mais torque para a roda oposta, certificando-se de que o veículo tracione corretamente.

Bloqueio do diferencial traseiro que, quando ativado, permite que ambas as rodas traseiras girem exatamente na mesma velocidade, aproveitando todo o torque disponível e facilitando as manobras de fuga em situação de travamento. Também é adicionado o Downhill Assist Control (DAC), que auxilia o motorista mantendo uma velocidade uniforme em inclinações, combinando frenagem do motor e pressão de frenagem, permitindo que a atenção se concentre exclusivamente nas manobras de curva.

Modos de condução ECO e Power, que atuam modificando a curva do acelerador, para obter reações mais potentes (modo Power) ou com consumo mais controlado (modo ECO). 

 

Detalhes do interior – Foto: divulgação/Toyota

  

Toyota Safety Sense e segurança 

A nova picape possui o sistema Toyota Safety Sense, que dispõe do Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): O sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas. Se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem, para evitar ou reduzir os danos causados por ela.

Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): é projetado para detectar desvios de pista, quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas, e depois de verificar que é seguro fazê-lo, o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. 

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): é um sistema semelhante ao cruise control, que permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

O pacote completo de segurança da nova Hilux GR-SPORT possui, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD); assistência à frenagem de emergência (BA); luzes de frenagem de emergência (EBS); faróis de neblina dianteiros de LED; controle de tração (TRC); controle ativo de tração (A-TRC); controle de estabilidade (VSC); controle de oscilação do trailer (TSC); diferencial de deslizamento limitado eletronicamente (LSD automático); Bloqueio do diferencial traseiro; assistente de partida em rampa (HAC) e assistente de controle em descida (DAC); 7 airbags; Cintos de segurança de três pontos ajustáveis ​​em altura com pré-tensionador e limitador de força; alarme e indicador de cinto desafivelado para todos os bancos e ancoragens ISOFIX e fixação com suportes para a cinta superior.

 

Cores disponíveis 

As opções de cores externas continuam alinhadas com as cores que identificam a Toyota GAZOO Racing. A nova Hilux GR-SPORT está disponível em 4 cores: Cinza Granito, Preto Attitude, Vermelho Volcano com teto preto (dual tone) e Branco Lunar com teto preto (dual tone). 

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