Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Nova CNH entra em vigor em 1º de junho; veja o que muda

Nova CNH

Documentos emitidos a partir de amanhã (1) adotarão o novo padrão que inclui alterações para evitar fraudes e falsificações

 

Em todo o Brasil começa a ser emitida amanhã, dia 1º de junho, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação), que adota diversas melhorias para evitar fraudes e falsificações, além de seguir requisitos internacionais para ser aceita como documento de identificação em outros países.

A mudança atende à Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), mantendo os formatos impresso e/ou digital (CNHe), à escolha do condutor. Será mantido também o QR Code, introduzido em 2017, presente no verso do documento.

As alterações incluem uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, assinatura posicionada logo abaixo da foto e código MRZ, possibilitando que seja aceita em todos os países signatários do Acordo de Viena.

Outra novidade é a possibilidade de o condutor utilizar seu nome social e os nomes dos pais afetivos, campos agora disponibilizados pelo Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Além disso, as categorias para as quais cada motorista está habilitado passam a ser identificadas por desenhos com as silhuetas de veículos, não mais apenas pelas letras, enquanto a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. Abaixo do quadro das categorias fica o espaço destinado a observações, como restrições médicas ou indicação de que o condutor exerce atividade remunerada.

A nova CNH será emitida obrigatoriamente para todos os condutores que renovarem o documento, solicitarem segunda via ou obtiverem a primeira habilitação a partir de 1º de junho. Os demais condutores com CNH válida farão a mudança somente na renovação.

A validade da CNH não muda com o novo padrão: é de 10 anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco para pessoas entre 50 e 69 anos; e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. A permissão (PPD) segue com validade com validade de 1 ano.

 

Fotos: Divulgação/Contran

 

Sair da versão mobile