Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Nissan anuncia investimento de US$ 250 mi no Brasil

fábrica Nissan em Resende

Investimento de mais de R$ 1 bilhão se destina ao desenvolvimento de novos produtos e modernização da fábrica da Nissan no Rio de Janeiro

 

De Puerto Iguazú, Argentina – Durante o lançamento da Frontier 2023, a Nissan anunciou também um novo investimento na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro. Serão 250 milhões de dólares, cerca de R$ 1,1 bilhão, destinados ao desenvolvimento de novos produtos, modernização da planta e melhorias na infraestrutura. O anúncio foi feito por Ashwani Gupta, COO da Nissan, reforçando que esse valor se soma aos 2,5 bilhões de dólares que já foram aplicados em toda a região da América do Sul com as fábricas do país e da Argentina. A empresa não informou quando o novo aporte começará nem qual o prazo previsto para sua implementação.

Gupta destacou que a meta da Nissan é chegar ao top 3 de fabricantes na América do Sul, região que já apresenta grande representatividade no volume de vendas da empresa em todo o mundo. “Estamos convencidos do grande potencial da América do Sul para o desenvolvimento dos nossos negócios. Este novo investimento é uma amostra do nosso firme compromisso para seguir oferecendo o melhor da nossa tecnologia e engenharia japonesas para os clientes”, disse. Para isso, a empresa aumentará a produção.

O segundo turno na fábrica de Resende, que produz o SUV Kicks, foi retomado nesta semana, gerando 578 novos postos de trabalho. Vale lembrar que o segundo turno havia sido interrompido em junho de 2020, levando à demissão de 398 funcionários. Na unidade, no passado, já foram feitos também o hatch March e o sedã Versa, o primeiro fora de linha por aqui e o segundo vindo atualmente importado do México.

Em breve, terá início também um segundo turno na planta de Córdoba, na Argentina, onde é feita a Frontier, com 550 novos colaboradores. Esse aumento na unidade argentina visa elevar o volume de exportações da picape, tanto para o Brasil quanto para Chile e Colômbia.

Guy Rodríguez, presidente e diretor geral da Nissan América do Sul, explicou que a região apresentou um crescimento de 19% em 2021, acima do mercado global. Só a Argentina teve alta de 26%, enquanto o Brasil cresceu 6%, o Chile 36% e o Peru 79%. Para atender a essa demanda, foram inauguradas 22 novas concessionárias no ano passado, totalizando 306 pontos de vendas em toda a região.

A Nissan aproveitou o momento para mostrar o SUV elétrico Ariya, que veio mesmo só para exibição. A empresa não confirmou sua venda no país, embora haja bastante especulação sobre a sua vinda. Gupta falou sobre a importância da eletrificação para a marca e disse que o modelo é o grande símbolo de tecnologia para a Nissan. Porém, não citou planos específicos nem falou sobre o tão aguardado híbrido Kicks e-Power. Ele era esperado ainda em 2021, mas já foi adiado inúmeras vezes e segue sem previsão de chegada ao Brasil.

 

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile