A Volvo apresentou hoje (7) o seu novo conceito de motor baseado no downsizing. Trata-se de um 4 cilindros de 2,0 litros a gasolina, capaz de gerar “não menos que 450 cv”, de acordo com a empresa. Exibido ainda como protótipo, a nova unidade foi batizada de High Performance Drive-E Powertrain Concept e, como o nome indica, fará parte da “família de motores Drive-E”, lançada em conjunto com o XC90.
“Quando lançamos a família Drive-E, nosso objetivo era entregar os mais avançados motores 4 cilindros existentes, tanto em emissões quanto no consumo, assim como em desempenho e dirigibilidade. Sabíamos que os 320 cv na primeira versão era apenas o ponto de partida. O High Performance Drive-E Powertrain Concept, com 450 cv, demonstra essa ambição e a versatilidade dos nossos novos motores”, disse Peter Mertens, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento do Volvo Car Group.
A grande atração do novo propulsor é o seu sistema de superalimentação. O novo Drive-E conta com dois turbos montados em paralelo que são alimentados por outro turbocompressor, com acionamento elétrico. A principal vantagem do sistema, de acordo com a Volvo é que ele elimina o turbo lag (a demora nas respostas do motor ao acelerador, por conta da inércia do turbo).
“Este foi um projeto muito interessante pela combinação pioneira de tecnologias voltadas à mesma aplicação, e o resultado é um motor singular, com elevado poder de resposta. O melhor é que o seu porte compacto proporciona melhor distribuição de peso entre os eixos, além de um centro de gravidade mais baixo, dois fatores que se refletem em um melhor comportamento, seja em um carro de competição ou em um de rua”, explicou Mattias Evensson, diretor de competições da Volvo Polestar Racing.
“O conceito Drive-E de 450 cv é uma parte importante do programa de desenvolvimento de motores. O downsizing deve proporcionar a redução de consumo e de emissões, mas sem prejudicar a utilização e o prazer ao dirigir. Além disso, motores compactos permitem aproveitar melhor o espaço da estrutura do carro, que pode ser usado para a eletrificação, sem falar no menor peso. Esse é o nosso objetivo, finalizou Peter Mertens.