O Volkswagen up! TSI criou um novo paradigma de desempenho e eficiência para a categoria dos carros compactos. Mas a versão dedicada especialmente ao motor 1.0 tricilíndrico turbo, a speed up!, que conta com um apelo mais esportivo no design, passa longe de ser popular. Disponível por R$ 49.990, enfrenta outras opções na mesma faixa de preços, mas de segmentos maiores, no mercado de seminovos.
Bons exemplos são o Ford Fiesta 1.6 e o Fiat Punto T-Jet. Leia sobre os carros nas fichas abaixo e, em seguida, nossa opinião sobre qual comprar:
Ano: 2015/16 (zero km)
Preço: R$ 49.990
Avaliação: Apesar do seu porte compacto, o VW speed up! tem dimensões internas próximas às do seu primo maior, o Fox, por exemplo. Isso significa que o conforto interno não é tão prejudicado quanto aparenta ser. Com isso, o ganho em desempenho que o motor turbo TSI de 105 cv de potência proporciona deixa o modelo ainda mais atraente. Com respostas ágeis e câmbio elástico, o speed up! oferece boa dose de emoção tanto na cidade quanto na estrada. O principal atributo é o torque, de 16,8 kgfm, já disponível pouco antes das 2.000 rpm. Além de empolgar, o propulsor consegue ser frugal: roda até 9 km/l com etanol na cidade e 12,5 km/l na estrada (trafegando a 120 km/h o giro do motor fica em apenas 2.900 rpm, bem abaixo de outros concorrentes 1.0). O porta-malas recebe 285 litros, e pelo preço cobrado o speed up! já poderia contar com vidros elétricos traseiros e com a central multimídia Maps & More (opcional, por R$ 1.400). De série, traz controle de tração, ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico e faróis de neblina. O impacto no bolso do consumidor será maior, contudo, na hora de cotar o seguro (carros sobrealimentados e com apelo jovem tendem a gerar apólices mais caras) e nas revisões: as três primeiras custam R$ 200 a mais em comparação às do motor MPI (total de R$ 949,37).
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal., 3 cilindros, 12V, turbo, flex; Cilindrada 999 cm³; Potência 105 cv a 5.000 rpm; Torque 16,8 kgfm a 1.500 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Dimensões (C/L/A) 3,64 m/1,91 m/1,50 m; Entre-eixos 2,42 m
Ano: 2013/14
Preço: R$ 49.712 (Fonte: Fipe)
Avaliação: Assim como o speed up!, o Punto T-Jet vai além da caracterização visual (que no caso dele é ainda mais enfática, com rodas exclusivas de 17”, spoilers e parachoques redesenhados) na composição de um apelo mais esportivo. Sob o capô, o motor 1.4 turbo gera 152 cv de potência e 21,1 kgfm. Com 1.263 kg, a relação peso/potência é interessante: são 8,3 kg/cv. Ao volante, o desempenho não deixa a desejar e o motorista também vai desfrutar de uma condução mais emocional. No ano-modelo 13/14 o Punto ainda conta com o recurso DNA, que altera o mapeamento do acelerador para configurar respostas mais dinâmicas ou suaves do motor, podendo aumentar a economia de combustível na cidade. Neste quesito, contudo, o speed up! leva vantagem, pois o rival de Betim (MG) só é abastecido com gasolina e faz médias de 8,5 km/l na cidade. Como pertence a uma categoria superior, a cabine do Punto transmite melhor a sensação de estar num carro top de linha. O acabamento é bom e os bancos são revestidos parcialmente de couro. A lista de equipamentos é extensa, incluindo central multimídia, ar-condicionado, sistema de som com subwoofer, piloto automático, trio elétrico, faróis de neblina e vidros elétricos traseiros. A direção é hidráulica. Faz falta o controle de estabilidade.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal., 4 cilindros, 16V, turbo, gasolina; Cilindrada 1.368 cm³; Potência 152 cv a 5.500 rpm; Torque 21,1 kgfm a 2.250 rpm; Câmbio manual, 5 marchas; Tração dianteira; Dimensões (C/L/A) 4,06 m/1,72 m/1,50 m; Entre-eixos 2,51 m
Ano: 2014
Preço: R$ 49.101 (Fonte: Fipe)
Avaliação: Diferentemente dos outros dois modelos, o Fiesta não possui motor turbo, e por isso é o mais lento dos três. O bloco 1.6 16V rende 128 cv de potência e 16 kgfm de torque e impulsiona o hatch da imobilidade aos 100 km/h em 10s47 (o speed up! cumpre a prova em 9s39). Isso não significa, no entanto, que o desempenho deixa a desejar. O Fiesta tem um comportamento dinâmico bem acertado e é o único do trio que traz controles de estabilidade e de tração de série. A falta do turbo também atrapalha o consumo do modelo: com etanol, roda 7,5 km/l na cidade e apenas 10,3 km/l em rodovias. O Fiesta trabalha com câmbio automatizado Powershift de seis marchas, o que contribui para o conforto. Assim como nos dois rivais, o espaço interno traseiro é limitado e, no caso dele, o acabamento transmite menos durabilidade, embora o design seja atraente. O nível de equipamentos é equivalente ao do Punto T-Jet, destacando direção elétrica, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.
Ficha técnica: Motor dianteiro, transversal., 4 cilindros, 16V, flex; Cilindrada 1.597 cm³; Potência 128 cv a 6.500 rpm; Torque 16 kgfm a 5.000 rpm; Câmbio automatizado, 6 marchas; Tração dianteira; Dimensões (C/L/A) 3,96 m/1,72 m/1,46 m; Entre-eixos 2,48 m
QUAL COMPRAR?
Ainda que pareça absurdo pagar R$ 50.000 num carro pequeno como o Volkswagen speed up!, entre os três modelos expostos ele é o mais equilibrado para quem prioriza o desempenho. Mesmo que a aquisição de veículos zero km esteja hoje menos atraente, devido à maior dificuldade de acesso a crédito e taxas amigáveis, CARRO ONLINE optaria pelo Volkswagen novo em vez dos rivais seminovos.
E não só porque o up! anda mais. Por exemplo, o porta-malas dele é maior que o do Punto T-Jet (280 l) e do Fiesta (281 l), e a dificuldade de acomodar três adultos atrás é praticamente a mesma nos três. Partindo desse ponto de vista, o desempenho superior do up! em relação ao Fiesta se faz valer ainda mais.
O concorrente da Ford só se sobressai quanto à manutenção. Suas revisões dos 40 mil, 50 mil e 60 mil km somam apenas R$ 541, e o seguro tende a ser mais barato.
Quanto ao T-Jet, além de as revisões serem muito mais caras (totalizam R$ 1.828 a partir dos 30 mil km até os 50 mil km), o seguro é mais pesado e é o grau de desconfiança quanto ao estado do veículo é maior, uma vez que o perfil de público que busca o modelo é mais chegado em “abusar” do carro.
Outro fator impeditivo é a desvalorização: mesmo com um ano de uso, a perda de valor do T-Jet pode girar em torno dos 11% (é quase o mesmo índice da primeira desvalorização do speed up! ao sair da concessionária, de 11,8%). Nesse ponto o Fiesta é o melhor, com depreciação estabilizada entre 4% e 5%.