Sites de classificados automotivos são um excelente termômetro para se entender como o mercado está reagindo com as recentes mudanças financeiras do país
Mercado de carros mostra a frota do amanhã e o retrato dos modelos pode ser constatado por pesquisas feitas pelos principais players de classificados online. De acordo com o relatório trimestral do Data OLX Autos, por exemplo, a venda de veículos usados e seminovos foi 15% maior que no mesmo período de 2022. Outro dado interessante é que os modelos abaixo de R$ 40 mil representam, juntos, 51,1% das pesquisas no marketplace, com recorte de idade entre 7 e 9 anos. O Chevrolet Onix 2019 é o mais vendido no segundo trimestre no recorte por regiões, liderando no Norte e Sudeste por meio da plataforma. A versão 2021 do modelo lidera no Nordeste. Já no Centro-Oeste, o destaque fica para o Gol 2011 e, no Sul, para o Ford Fiesta 2014.
| LEIA MAIS: Vai comprar um carro usado? Confira dicas para não cair em cilada
| LEIA MAIS: Carro usado vale a pena? Confira 5 dicas para avaliar o desgaste de um veículo
Desempenho seminovos e usados em plataforma online
Com relação aos dados da plataforma OLX, os modelos abaixo de R$ 40 mil seguem com a maior preferência e representam, juntos, 51,1% das pesquisas no marketplace. Contudo, no comparativo com o mesmo período de 2022, os modelos acima desse montante registraram aumento de presença na procura, com destaque para os que custam R$ 60 mil a 80 mil (11,3% de share), R$ 80.001 mil a 100 mil (7,5%) e acima de R$ 120 mil (8,3%). Em relação às fabricantes, o relatório aponta que a Chevrolet foi a marca mais comercializada na plataforma no segundo trimestre, desbancando a Volkswagen do topo do ranking na medição dos três primeiros meses deste ano. A marca alemã agora ocupa o segundo lugar, seguida pela Ford, Fiat e Renault. Na categoria dos hatches, Gol e Palio foram os mais vendidos. Na dos sedãs, Corolla e Civic predominam, enquanto Ecosport e Renegade lideram dentre os utilitários.
Segundo o estudo, os SUVs continuam ganhando espaço no mercado nacional, representando atualmente 15,2% de share. No segundo trimestre de 2023, a demanda por esses modelos registrou um crescimento de aproximadamente 5 pontos percentuais em comparação ao mesmo período de 2020. Destaque para a mudança de comportamento no Nordeste, onde carros dessa categoria tem conquistado a preferência dos consumidores, o que explica o aumento significativo de 6 pontos nas buscas.
Já os hatches tiveram uma queda equivalente de 6 pontos percentuais nas buscas, no comparativo entre o segundo trimestre de 2023 e o segundo trimestre de 2020, representando no segundo trimestre, 43,1% de share na procura.
Em relação aos modelos mais buscados, o Gol é o preferido (5,8%), apesar de ter perdido participação no comparativo com o mesmo período de 2022. Já a pesquisa pelo Corolla cresceu 0,2 pontos percentuais, com 3,2% de participação. Na sequência vem o Palio (4,1%) que se manteve igual ao ano passado e o Civic (3,2%). A Análise Setorial é elaborada por meio da base de dados da empresa, com diagnóstico da oferta e demanda do mercado em tempo real, além do acompanhamento do desempenho da economia brasileira, além de reunir informações fornecidas por parceiros que são referência no setor automotivo.