O M.O.V. não apresenta nenhuma diferença estética externa em relação ao SUV vendido anteriormente por aqui. O diretor comercial da Mahindra, Álvaro Sandre, explica que para esta nova fase, ele será “posicionado corretamente no mercado”. Isso significa que a estratégia da marca é colocá-lo na categoria dos off-roads. “Nós vamos fazer o cliente entender que com o M.O.V. o cliente terá um jipe com todo o conforto que um SUV pode oferecer”.
Para isso, o Sandre destaca que o M.O.V. ganhou reajustes na embreagem e trambulador do câmbio, a fim de aumentar o conforto de condução e também recebeu um novo sistema de suspensão traseira independente. “Na Índia o amortecedor traseiro fica dentro das molas e isso deixa o carro muito instável em velocidades mais altas. Para o Brasil e outros mercados nós colocamos o amortecedor fora das molas, adicionamos tensionadores e deixamos a suspensão um pouco mais rígida”, detalha. Segundo ele, portanto, o M.O.V. está mais prazeroso de guiar e com mais disposição para enfrentar terrenos acidentados.
Além disso, o novo “utilitário aventureiro” é impulsionado por um novo motor 2.2 turbodiesel de 120 cv a 4.000 rpm e 29,5 kgfm de torque entre 1.600-2.800 rpm. O propulsor atende às exigências Euro V de emissões de poluentes, promentendo ser mais eficiente que o antecessor 2.5.
Atualmente, a Mahindra conta com 40 lojas espalhadas pelo país, mas que estão “um pouco dispersas”, segundo o diretor comercial. “Meu objetivo é me reunir com todas elas e explicar os novos rumos da empresa no Brasil e, com isso, identificar quais destas 40 concessionárias vão continuar conosco e, a partir daí, aumentar este número”, explica. “E nós apostamos nos sete lugares do M.O.V e todo o conforto que ele tem para convencer o cliente de que ele pode usar o carro no dia-a-dia e levar a família para uma aventura.”
A Mahindra realiza a montagem do M.O.V. pela empresa Bramont, situada na Zona Franca de Manaus. A companhia atende as especificações do Processo Produtivo Básico de nacionalização da montagem do modelo (que é importado em peças da Índia), para ter direito aos incetivos fiscais da região.
O utilitário vem bem completo de série, com freios ABS, airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, faról de neblina, piloto automático e bancos de couro. Além da tração 4×4 com reduzida.
FICHA TÉCNICA
Motor: | dianteiro, longitudinal, common rail, injeção eletrônica, 4 cilindros |
Cilindrada: | 2.179 |
Potência: | 120 cv/4.000 rpm |
Torque: | 29,5 kgfm/1.600-2.800 rpm |
Transmissão: | manual, 5 marchas |
Tração: | 4×4 com seletor eletrônico de 4×2, 4×4 e 4×4 reduzido |
Suspensão dianteira: | Independente com barras de torção |
Suspensão traseira: | Multilink com molas helicoidais |
Direção: | Hidráulica |
Pneus: | 235/70 R16 |
Dimensões (comp./alt./larg./e-e.) | 4.320 mm/1.916 mm/1.775 mm/2.680 mm |
Altura livre no diferencial: | 180 mm |
Altura livre entre-eixos: | 210 mm |
Ângulo de ataque: | 31 graus |
Ângulo de saída: | 21 graus |
Ângulo de rampa: | 21 graus |
Peso/capacidade de carga: | 1.935 kg / 600 kg |
Porta-malas (com 3º fila de bancos reclinada): | 120L (980L) |