A Land Rover encerrou nesta sexta-feira (29) a produção do Defender, seu utilitário mais autêntico. Foram 68 anos de fabricação ininterrupta. A última unidade saiu da linha de montagem em Solihull, no Reino Unido. Uma festa com cerca de 700 empregados (atuais e antigos) da fábrica, com direito a test-drive de modelos históricos da Land Rover, marcou a ocasião.
O jipão não vai morrer, no entanto. A Land Rover anunciou o lançamento de um programa de restauração de veículos clássicos, reunindo inclusive ex-funcionários de Solihull, para ajudar na conservação de unidades antigas do Defender e eventualmente revendê-las. O primeiro veículo restaurado estará disponível para venda em julho.
Ralf Speth, CEO global da Jaguar Land Rover, discursou: “Sempre haverá um lugar muito especial para o Defender dentro dos corações de todos nós que tivemos a honra de fazer parte desta história”. E avisou: “Este não é o fim. Temos um passado glorioso que nos permite vislumbrar um futuro maravilhoso”.
ISTO ERA O DEFENDER:
– O Land Rover Serie 1 original custava £ 450 em 1948. Ele era equipado com motor 1.6 de 4 cilindros e apenas 50 cv de potência.
– Desde 1948, exatas 2.016.933 unidades dos Land Rover Series e do Defender saíram das linhas de montagem em Solihull.
– Cada Defender demora cerca de 56 horas para ser construído, tempo maior que um modelo Discovery Sport, cuja produção leva em média 48 horas.
– O modelo tem cerca de 7 mil peças.
– Um novo Defender saía das linhas de montagem em Solihull a cada 4 minutos.
– Entre os proprietários famosos do modelo estão a rainha da Inglaterra, Elizabeth II; Sir Winston Churchill; e o ator Steve McQueen.
– Duas peças do Defender atual são utilizadas desde o início de sua produção, em 1948: a presilha da capota nas versões Soft Top e alguns dos suportes inferiores do modelo.