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Kombi elétrica recebe cinco estrelas em teste de impacto

Volkswagen ID. Buzz, nome oficial da Kombi elétrica, alcançou 92% de eficiência nos testes de segurança realizados na Europa 

 

Desenvolvida pela Volkswagen na Alemanha, a nova Kombi elétrica recebeu cinco estrelas em crash test realizado pelo Euro NCAP. O ID. Buzz, nome oficial do veículo na Europa, atingiu o nível máximo de excelência, alcançando a pontuação de 92% de eficiência na categoria “Proteção de ocupantes adultos”. O resultado pode ser obtido graças a estrutura robusta e o elevado número de assistentes de segurança disponíveis no projeto, segundo a empresa. 

 

Construída na plataforma MEB, dedicada para veículos elétricos da Volkswagen, a ID. Buzz possui 4.712 mm de comprimento, 1.985 mm de largura, 1.937 mm de altura e 2.988 mm de distância entre eixos. De acordo com a marca, as ainda inéditas opções com três fileiras de bancos terão entre-eixos estendido. No porta-malas, a ID. Buzz pode transportar generosos 1.121 litros com os 5 lugares em uso. Com a segunda fileira rebatida ou na versão furgão (ID. Buzz Cargo), a capacidade chega a 2.205 litros. 

 

A van traz motor elétrico único, de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, acoplado ao eixo traseiro. A bateria de 77 kWh pode recuperar até 80% da capacidade em apenas 30 minutos em estações de carga rápida (corrente contínua). 

 

Dentre os assistentes de segurança da Kombi elétrica, a marca alemã destaca a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), que possui uma função de detenção de pedestres e ciclistas e o Assistente Ativo de Mudança de Faixa. Na Europa, também está disponível na nova Kombi elétrica o Travel Assist com Swarm Data, um recurso que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade, auxilia a mudança de faixa e salva em seu sistema uma vaga ou local de parada visitado anteriormente. O veículo conta também com airbags frontais, laterais e de cortina. 

 

No Brasil, o veículo participa de apresentações com o público desde setembro e continua em pesquisa no setor de engenharia da Volkswagen.  

 

Texto: Daniel Palermo
Foto: divulgação/Euro NCAP

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