Modelo tem foco em versatilidade e inaugura nova plataforma elétrica modular E-GMP.S
A Kia apresentou a van elétrica PV5, primeiro veículo da nova linha Platform Beyond Vehicle (PBV), projetado para uso comercial e transporte de passageiros. O modelo também estreia a plataforma E-GMP.S, uma variação da base elétrica utilizado pelo grupo Hyundai e desenvolvida para veículos de serviço e aplicações modulares.
A nova arquitetura E-GMP.S (Electric-Global Modular Platform for Service) possui diversos sistemas integrados como bateria, motor, suspensão e subchassis. Essa configuração permite o desenvolvimento de diferentes tipos de carroceria com custos menores.
Na mecânica, a PV5 vem sempre equipada com motor elétrico de até 163 cv e 25,5 kgfm. As baterias de NCM (Níquel-Cobalto-Manganês) podem ter 51,5 kWh ou 71,2 kWh de capacidade na versão Passenger, enquanto a versão Cargo adiciona a opção de uma bateria de 43,3 kWh com tecnologia LFP (Fosfato de Ferro e Lítio).
No carregamento, todas as configurações permitem recarga rápida de 10% a 80% em cerca de 30 minutos. A autonomia máxima declarada pela fabricante sul-coreana é de 412 km na versão Passenger e de 416 km na versão Cargo Long, ambas pelo ciclo WLTP.
Em tecnologia, a PV5 utiliza o sistema Android Automotive OS, trazendo painel digital de 7,5 polegadas e central multimídia de 12,9 polegadas. Há ainda itens como chave inteligente, integração com aplicativos de gestão de frota e sistema de frenagem regenerativa inteligente, que ajusta a desaceleração conforme o trânsito e o estilo de condução.
Segundo a Kia, a nova van elétrica já está disponível na Coreia do Sul e será lançada na Europa nos próximos meses. O modelo também será oferecido em outros mercados a partir de 2026. A marca informou ainda que planeja o lançamento do modelo PV7 em 2027 e da PV9 em 2029, com a meta de alcançar 250 mil unidades da família PBV vendidas até 2030.
