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Hyundai HB20 1.0 turbo tem potência de Gol 1.6

A Hyundai apresentou nesta terça-feira (12) a versão turbo de HB20 e HB20S. O motor Kappa 1.0 de três cilindros e 12 válvulas ganhou superalimentação e passou a entregar 105 cv quando abastecido com etanol (98 cv com gasolina). As novidades partem de R$ 47.445, para o HB20, e R$ 51.475, para o HB20S. 

A potência do HB20 1.0 Turbo (nome oficial do modelo) supera, por exemplo, a do rival Volkswagen Gol com motor 1.6 (ou seja, com capacidade cúbica 60% maior), que produz 104 cv com etanol.


Na briga com o outro tricilíndrico turbo disponível no mercado, o Volkswagen up! TSI, há um empate no etanol, mas o motor da VW obtém 101 cv com gasolina, ante os 98 cv do Hyundai. No entanto, os dois modelos não são concorrentes diretos.

O torque do HB20 Turbo também é interessante: 15/13,8 kgfm (E/G) a 1.550 rpm. A caixa de câmbio também é nova para o modelo 1.0: a manual de seis marchas (as versões aspiradas só tem a de cinco).


Segundo a montadora sul-coreana, a proposta da versão é a eficiência energética (economia de combustível), e não a performance. Tanto que as versões com motor turbo não trazem nenhuma mudança estética ou de acabamento em relação às demais. 


As versões turbo do compacto da Hyundai custam R$ 3.700 a mais e estão disponíveis nas configurações Comfort Plus e Comfort Style, tanto na gama do hatch quanto na do sedã. Em relação às mesmas versões equipadas com o motor 1.6 de 128 cv, o benefício da superalimentação é R$ 2.650 mais barato. 

Para avaliar o comportamento do modelo, a fabricante disponibilizou um rápido test-drive no autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde o compacto demonstrou desempenho mais que satisfatório. Como o torque está disponível já a partir de 1.550 rpm e a potência máxima é atingida a 6.000 rpm, o motor tricilíndrico exibe muita elasticidade, o que permitiu vencer os longos aclives do circuito (especialmente a que antecede a Reta dos Boxes) em quarta marcha, sem que o modelo apresentasse sinais de “falta de fôlego” ou pedisse reduções de marcha.

Falando no câmbio, é bom ressaltar que as duas primeiras marchas são mais longas que as da versão com motor aspirado, assim como o diferencial, que foi alongado em 10%. Essas alterações proporcionam melhor “casamento” entre o motor e a caixa, permitindo ao motorista explorar melhor o potencial do conjunto – além de resultar em mais economia. Os novos Hyundai HB20 1.0 Turbo (hatch e sedã) chegam às lojas no dia 25 deste mês.

COMO FICA A GAMA DO HB20

VEJA A GAMA DO HB20S

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