Texto: Marcos Camargo
A Revista Carro avaliou o novo Haval H6 HEV One, versão mais acessível do SUV híbrido da GWM Brasil. Com preço sugerido de R$ 199.900, o modelo se posiciona como o carro híbrido mais barato da marca no país e uma alternativa direta ao Toyota Corolla Cross Hybrid e outros modelos híbridos “puros” (sem recarga externa como os plugin) que estão chegando ao país.
Híbrido sem recarga
Diferente das versões plug-in, o Haval H6 HEV One utiliza um sistema híbrido autocarregável, que não depende de tomada para recarga. O conjunto mecânico é formado por um motor 1.5 turbo a gasolina aliado a um motor elétrico, entregando 243 cv e 54 kgfm de torque combinados. O consumo, segundo o Inmetro, chega a 14,4 km/l.
Essa configuração é a mesma já usada na versão Haval H6 HEV2, mas com foco em preço mais competitivo. A bateria é de 1,6 kWh, e o desempenho coloca o SUV entre os mais potentes da categoria abaixo dos R$ 200 mil.
Itens de série a menos que o HEV2
Para alcançar o valor mais baixo, o H6 HEV One abre mão de alguns equipamentos, como o teto solar panorâmico e a abertura elétrica do porta-malas.
Visualmente, o Haval H6 HEV One mantém o estilo robusto característico da linha. O SUV traz novas rodas que são mais simplificadas sem acabamento diamantado ou na cor preta, lanternas traseiras vermelhas e reposicionamento dos emblemas, agora com destaque para o logotipo “GWM”. No interior, o acabamento utiliza detalhes em black piano e revestimentos em tons de cinza, simplificados em relação à versão HEV2.
Faz falta?
A ausência do teto solar e da tampa elétrica do porta-malas é perceptível, mas o pacote geral se mantém equilibrado para o público que prioriza espaço interno, desempenho e eficiência. Segundo o teste da Revista Carro, o modelo conserva o mesmo comportamento dinâmico do H6 HEV2, com suspensão firme, boa estabilidade e acelerações lineares típicas dos híbridos.
Teste e impressões
Durante o teste, destacamos o bom desempenho do sistema híbrido, que entrega força imediata e funcionamento silencioso em uso urbano. A transição entre os modos elétrico e a combustão é suave, o que contribui para o conforto.
O motor 1.5 turbo híbrido oferece potência suficiente para movimentar o SUV de mais de 1,7 tonelada com agilidade, enquanto o consumo médio real se mantém próximo dos números oficiais. A ausência de alguns equipamentos não compromete a proposta principal: ser o SUV híbrido mais acessível e eficiente abaixo de R$ 200 mil.
Mercado e concorrentes que não são poucos
Com o Haval H6 HEV One, a GWM amplia sua linha de eletrificados no Brasil e entra na disputa direta com o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, que custa mais de R$ 200 mil, além de novos rivais como Omoda 5, GAC GS4 e o próprio H6 HEV2.
Por R$ 199.900, o Haval H6 HEV One se consolida como o SUV híbrido autocarregável com melhor relação entre espaço, desempenho e preço. Ele entrega o mesmo conjunto mecânico da versão superior, mantém a tecnologia e segurança a um preço interessante se o cliente abrir mão de alguns itens de comodidade.
