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Garagem: Q3 off-road

Colocar SUVs luxuosos, mais voltados à vida urbana, na lama é algo que poucos devem fazer. Mas para quem quiser se aventurar em alguma trilha, a Audi oferece um kit “off-road” para o Q3, disponível nas concessionárias por R$ 28.223. Adicionando o valor ao preço da versão Ambition, avaliada pela equipe do CARRO ONLINE, o modelo totaliza R$ 208.213.

A configuração Ambition do SUV traz o propulsor 2.0 TFSI gerando 211 cv de potência entre 5.000 e 6.200 rpm e 30,6 kgfm de toque já disponíveis às 1.800 rpm. Como em toda linha Q3, o motor trabalha com a transmissão S-tronic de dupla embreagem de sete velocidades e possui a tração Quattro.

O kit “off-road” inclui à lista de equipamentos uma proteção de plástico aos parachoques e paralamas, spoilers dianteiros e traseiros, grade diferenciada com frisos cromados, frisos protegidos das portas, rack de teto, rodas aro 19” e pneus de uso misto. 

Confira abaixo as impressões de nossa equipe:

Hector Vieira, repórter: Os 41 cv e 2,1 kgfm de torque a mais da versão Ambition do Q3 já fazem a diferença para o SUV entregar uma dinâmica ainda mais prazerosa ao volante. As respostas em baixa rotação, dão mais agilidade na cidade e, na estrada, o conjunto exige menos rotações do motor para trafegar em velocidades mais altas (contribuindo para um menor consumo de combustível e menor nível de ruído). A ressalva fica por conta do câmbio que, embora trabalhe bem em outros carros da Audi (como no A3), parece ter um delay mais sensível entre a pressão no acelerador e a resposta da transmissão.  

Quanto a disposição off-road, a tração integral Quattro da Audi, para o Q3, trabalha majoritarimente na configuração 4×2, podendo transferir mais torque às rodas traseiras de acordo com a demanda da situação. A tecnologia o credencia para incursões fora-de-estrada menos complexas, como trilhas de terra e cascalho que proporcionam menos aderência. Porém, se a adoção dos pneus mistos melhorar o grip do carro, as rodas aro 19” produzem impactos mais secos da suspensão no assoalho. 

Leonardo Barboza, editor de testes: O kit off-road não altera em nada o desempenho com relação as versões normais. O bom desempenho do motor 2.0 TFSI de 211 cv junto com a transmissão de dupla embreagem e tração integral proporcionam ao Q3 bastante qualidade e prazer ao dirigir.

Apesar de apresentar um estilo mais atraente e invocado, principalmente pelo conjunto de rodas aro 19”, o kit deixou a desejar quanto a sua funcionalidade. O primeiro aspecto negativo é a dificuldade de acesso ao rack de teto para as pessoas mais baixas. Para colocar uma bicicleta ali, por exemplo, seria necessário algum apoio para que a pessoa consiga acessar todas as travas. O segundo revés ficou por conta da resistência do suporte. Durante o meu percurso na trilha fora-de-estrada, a bicicleta se desprendeu e só não caiu por causa das barras laterais (a bicicleta pesa cerca de 2 kg), compromentendo, assim, a segurança e a carroceria do veículo.

Na minha opinião, os quase R$ 30.000 pedidos a mais pelo kit não compensam o investimento.

César Tizo, editor-executivo da revista CARRO: O Audi Q3, ao lado do “meio-irmão” Volkswagen Tiguan, são os melhores SUVs compactos que o dinheiro pode comprar. Bons de dirigir, com ótimo acabamento, bom espaço e versatilidade para diversos tipo de uso, eles são modelos muito completos. O que me agrada muito nessa dupla é o ótimo desempenho proporcionado pelo motor 2.0 turbo comum a ambos. 

Quando o Q3 com o Kit Offroad chegou aqui na redação fiquei animado para rodar um pouco com este Audi, que confesso me deixou marcado sobretudo em sua versão esportiva RS Q3. Só não gostei mesmo do preço que você precisa pagar por essa “exclusividade”: quase R$ 30.000 é muito caro por um conjunto de equipamentos que ainda não se mostrou muito robusto, como o Leonardo Barboza apontou em seu teste prático. 

Além disso, confesso que os tapetes de borracha presentes na unidade testada não me agradaram muito por destoar do conjunto refinado do habitáculo. A preocupação de oferecer um acessório mais fácil de limpar é compreensível, porém ele parece não fazer muito sentido ao lado revestimento de carpete ao redor do console central. Para mim, o Q3 convencional já é uma excelente escolha. 

Claudio Luís de Souza, editor-chefe da CARRO ONLINE: Rodei pouco com o Q3 “aventureiro”, e apenas na cidade. Foi o suficiente para matar as saudades da Audi e do prazer que é dirigir seus carros, não importando tamanho (1, 3, 4, 5, 6, 7, 8) ou uso (A, Q, R, RS). Fiquei muito bem impressionado com o tuning da suspensão, adequado para encarar ruas com piso deteriorado e, particularmente, as valetas que travam os cruzamentos perto da nova sede da CARRO, na zona sul de São Paulo.

Motor e câmbio, como é regra na Audi, nunca deixam faltar disposição ao Q3 (neste caso com o benefício extra da tração integral Quattro), e a cabine é ao mesmo tempo acolhedora e sóbria. Como todo SUV, o Q3 oferece posição de dirigir elevada, mas seu porte compacto-médio faz com que ela não seja exagerada como nos primos Q5/Q7.

Quanto ao kit fora-de-estrada, suponho que a maior parte do custo de R$ 30.000 sobre o valor da versão Ambition vem do upgrade das rodas, de aro 18 para 19, e do jogo de pneus de uso misto. Assim, não vejo razão para gastar esse valor se o uso do Q3 será apenas urbano ou, no máximo, encarar uma estradinha de terra perto do sítio ou no litoral.

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