As fotos do novo Captur, exclusivamente vendido na Rússia como Kaptur, foram divulgadas pela Renault nesta quarta-feira (30) na Europa. Para o Brasil, o importante é saber que este é o modelo do SUV que será fabricado aqui a partir do ano que vem. Ele foi pensando para os países emergentes e se difere da versão comercializada no restante do velho continente pelas dimensões e alguns detalhes estéticos.
Em relação ao europeu, as principais mudanças no desenho do Captur são a grade dianteira maior, luzes de condução diurna de LED e faróis alongados. As medidas do carro também são maiores: 21 cm em comprimento, 4 cm na largura, 5 cm na altura e 7 cm no entre-eixos.
PRIMO RICO DO DUSTER
Diferentemente do que ocorre em mercados mais desenvolvidos, onde o Captur é feito sobre a mesma plataforma do Clio IV, o futuro SUV nacional da Renault vai compartilhar a mesma plataforma do Duster, da subsidiária romena Dacia do grupo Renault-Nissan.
Além da arquitetura, o Captur também deverá contar com as mesmas opções de motorização do primo, um motor 1.6 de 115 cv e outro 2.0 de 148 cv.
Mesmo assim, o Captur deverá ser notavelmente mais refinado que o Duster, posicionando-se acima dele para concorrer diretamente com outros SUVs e crossovers mais caros, como Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008.
Existiam especulações sobre uma possível fabricação da versão de sete lugares do Captur (o Grand Captur) no Brasil, mas, ao que tudo indica, isso não deverá acontecer. A companhia já possui as patentes do nome Captur no país, mas não há nada registrado referente à configuração maior.
É provável que a novidade seja apresentada ao público durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, cuja 29ª edição ocorre entre os dias 10 e 20 de novembro.