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Foton Tunland V7 e V9: primeiras impressões da picape híbrida a diesel

 

Texto: Marcos Camargo

A Foton, presente no Brasil desde 2010 na operação de caminhões, iniciou em 2023 sua atuação direta no país com a chegada da picape Tunland. O modelo é oferecido em duas versões: V7, de posicionamento mais acessível, e V9, com proposta de maior sofisticação.

 

Foton Tunland V7

 

Embora não tenha muita experiência com veículos de passeio, ou no caso, pickups diesel, a foto já está presente há muito tempo no país. Agora desbrava um novo seguimento bastante exigente e com consumidores muito tradicionais e fiéis à suas marcas.

 

Foton Tunland V9

 

Dimensões e capacidade

 

A Tunland mede 5,61 metros de comprimento, 2,09 m de largura e 1,95 m de altura (1,91 m na V9). A caçamba comporta 1.050 kg de carga útil na versão V7 e 1.000 kg na V9, com volume de 1.379 litros. O conjunto inclui protetor, degrau de acesso e capacidade de reboque de 3,5 toneladas.

 

Foton Tunland V7

 

Interior e equipamentos

 

A cabine se destaca pelo espaço, com 1,23 m de altura interna, considerado o maior do segmento. O painel adota duas telas digitais: quadro de instrumentos de 12,3” e multimídia de 14,6” de alta resolução. Entre os itens disponíveis estão câmera 360°, função “chassi transparente”, ar-condicionado digital, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, acabamento em couro e três opções de tonalidade interna (terracota, branco e café).

 

Foton Tunland V9

 

Há ainda 256 combinações de iluminação ambiente, tomada 220 V no banco traseiro e, na versão V9, teto solar panorâmico.

 

Foton Tunland V9

 

Conjunto mecânico

 

O motor é o AUCAN 2.0 turbodiesel, desenvolvido pela própria Foton, associado a um sistema híbrido leve de 48V da Bosch. O conjunto, acoplado à transmissão automática de oito marchas ZF (8HP50), entrega 175 cv de potência e 445 Nm de torque.

O sistema híbrido não adiciona potência ao motor, mas fornece suporte ao funcionamento de equipamentos como ar-condicionado, regeneração de energia e sistema start-stop. A tecnologia reduz o esforço do motor a combustão e está homologada para as normas do Proconve L8.

 

Foton Tunland V9

 

A suspensão dianteira é McPherson, enquanto a traseira varia conforme a versão: eixo rígido na V7 e molas helicoidais na V9.

 

Foton Tunland V9

 

Segurança e condução

 

A Tunland oferece seis modos de condução, incluindo areia, lama e esportivo. O pacote de segurança inclui seis airbags e recursos ADAS: controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, assistente e correção de permanência em faixa, detector de fadiga com monitoramento facial e reconhecimento de placas. Há ainda alerta de abertura de portas, inédito no segmento.

 

Foton Tunland V9

 

Impressões ao dirigir

 

Durante o primeiro contato, o nível de acabamento chamou atenção, assim como a posição de dirigir voltada ao conforto. O funcionamento do motor é silencioso graças ao sistema híbrido leve, que suaviza a partida. Apesar da potência modesta frente a rivais, o torque de 445 Nm garante boa resposta em acelerações.

 

Foton Tunland V9

 

A suspensão mostrou-se bem calibrada para enfrentar obstáculos, enquanto os sistemas de assistência apresentam intervenções frequentes, algo que pode ser ajustado em futuras calibrações. Em rodovia, a quantidade de alertas e assistentes pode incomodar, mas o conforto e a boa ergonomia da cabine se destacam.

 

Foton Tunland V9

 

Mercado e perspectivas

 

Globalmente, a Tunland somou 650 mil unidades vendidas em 2024, sendo 60 mil elétricas. Para 2025, a meta da marca é atingir 100 mil elétricas comercializadas. No Brasil, já foram entregues cerca de 300 unidades, e a meta é chegar a 3.000 unidades anuais, alcançando até 2% de participação no segmento de picapes médias.

A rede Foton deve chegar a 110 concessionárias no país até o fim de 2025, com 30 novas inaugurações previstas até dezembro.

 

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