Utilitário será produzido no Uruguai em parceria com a Nordex, que já fabrica furgões da PSA
A Ford anunciou que irá produzir o utilitário Transit no Uruguai a partir de 2021 para abastecer os mercados da América do Sul. Isso pode indicar o retorno da van ao Brasil, onde foi vendida entre 2008 e 2014. A fabricação ficará a cargo da Nordex, que já produz naquele país os utilitários do Grupo PSA (Citroën Jumpy e Peugeot Expert).
A regionalização da produção da Transit é fruto de investimento conjunto de Ford e Nordex, na casa de US$ 50 milhões. A linha de produção irá resultar na geração de 200 empregos diretos e indiretos.
O comunicado oficial da Ford não detalha quais versões da Transit serão vendidas na América do Sul, mas traz imagens de quatro tipos de carroceria: van (furgão), minibus (passageiros), cabine dupla e chassi.
Na Argentina, a Ford Transit (importada da Europa) traz motor 2.2 turbodiesel de 125 cv a 3.500 rpm e 35,7 kgfm entre 1.450 e 2.000 rpm nas carrocerias furgão e chassi – na versão de passageiros (18 lugares), o mesmo motor entrega 135 cv de potência. O câmbio é sempre manual de seis marchas.
Fotos: Divulgação