Modelo será construído na plataforma MEB, da linha I.D., com estreia prevista para 2023 no mercado europeu
Volkswagen e Ford anunciaram um novo capítulo da parceria entre as empresas, que já haviam unido forças para o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais e das próximas gerações de Amarok e Ranger. Agora, a parceria prevê o uso da plataforma modular MEB, de veículos elétricos Volkswagen, em um futuro carro da Ford.
O objetivo principal da aliança entre as empresas é reduzir custos de desenvolvimento e produção com o compartilhamento de projetos. O primeiro modelo elétrico Ford feito na base MEB está previsto para estrear em 2023, na Europa. O acordo prevê a produção de 600 mil unidades do futuro Ford com a arquitetura elétrica da Volkswagen.
Arquitetura MEB do VW I.D. 3, com motor elétrico no eixo traseiro e baterias no assoalho, será utilizada pelo futuro Ford
Apesar de compartilhar a base MEB, o derivado da Ford terá desenho e especificações exclusivas. O desenvolvimento e produção serão realizados em Colônia, na Alemanha. O projeto não terá semelhanças com o também elétrico Mustang Mach-E, nem mesmo na nomenclatura.
A plataforma modular elétrica MEB é a espinha dorsal da linha I.D. da Volkswagen, que promete popularizar este tipo de tecnologia em diferentes mercados. Parte das baterias da linha I.D. será fornecida pela gigante chinesa Gotion High-Tech Co, cujo maior acionista passou recentemente a ser a Volkswagen.
Além do uso da plataforma MEB, o acordo prevê ainda o investimento conjunto de Ford e Volkswagen na start-up Argo AI, focada em tecnologia de condução autônoma e inteligência artificial. O objetivo é acelerar o desenvolvimento e aumentar o uso em escala de sistemas autônomos ao mesmo tempo nos Estados Unidos e Europa, regiões onde a infraestrutura é mais adequada para este tipo de veículo.
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