Picape média chega reestilizada ao país com visual e suspensão exclusivo
Texto: Marcos Camargo Jr.
A Ford Maverick está chegando reutilizada ao mercado nacional com a adição de uma versão com apelo off road chamada Tremor, com alguns atributos da F-150. E agora a Ford vai ampliar a ofensiva contra a líder do segmento Fiat Toro e também incomodar a Rampage pois o preço da Maverick começa em R$ 219,9 mil na versão Lariat Black enquanto a Tremor chega por R$ 239,9 mil.
O estilo da Maverick ganhou a mesma reestilização da picape que foi lançada nos Estados Unidos no segundo semestre de 2024 com novos faróis em LED, grade e gancho para reboque na traseira. A Ford Maverick mantem seus 5,07 m de comprimento e 1,84 m de largura, 1,73m de altura e bons 3,07 m de entre eixos, porém ganha em capacidade de tração.
Na versão Tremor a Maverick traz grade com detalhes dourados, a carroceria tem emblema exclusivo bem como pneus Goodyear Territory e por dentro há saídas de ar e bancos exclusivos da versão.
A Maverick Tremor tem maior capacidade de imersão (450mm), ângulo de entrada de 30,9°, altura do solo de 22,6cm e ângulo de saída de 21,3°. Mas o que muda além disso?
Suspensão off road é novidade
A Ford Maverick Tremor tem suspensão exclusiva com novas molas e amortecedores, pneus off road, barra estabilizadora e calibração de direção específica. O diferencial traseiro tem torque vetorizado e bloqueio eletrônico, já que a Maverick “convencional” tem tração integral enquanto a Tremor é 4×4.
Tem ainda seis modos de condução incluindo os modos off road, câmera 360°, sistema Pro Trailer, multimídia Ford Sync 4 agora com 13 polegadas e teto solar. A capacidade de carga é de 635kg e 1.814kg de reboque.
Itens de segurança e motorização
Entre os itens de segurança a nova Maverick também traz pacote ADAS bem completo com sistema de manutenção do carro na faixa e controle de cruzeiro adaptativo entre outros itens como os 7 airbags.
Não houve qualquer mudança na motorização da Tremor em relação à Lariat Black ou a versão anterior da Maverick. Assim ela mantém o motor 2.0 turbo a gasolina com 253cv e 38kgfm de torque é combinado com câmbio automático de oito marchas e tração integral é o mesmo mas com a recalibração manteve seu conforto e desempenho especialmente na Tremor.
Primeiro contato
A Ford escolheu as estradas sinuosas da Patagônia, na Argentina para o primeiro contato com a Ford Maverick Tremor. Com sua proposta mista de conforto e capacidade de carga, em primeiro lugar a nota-se que os novos itens fizeram bem para a renovação da Maverick. Ela ganhou uma multimídia com tela maior e de fácil visualização além do sistema de câmeras integrais, som assinado, teto solar e outras novidades, ganha em competitividade diante da concorrência.
O motor de 253cv com 38kgfm de torque dá conta do recado especialmente nessa versão Tremor com bloqueio de diferencial. Isso torna a Maverick mais apta ao 4×4 uma vez que as outras versões usam apenas tração integral permanente. Mesmo com pneus maiores e maior capacidade para enfrentar o fora de estrada, o conforto da Maverick se manteve inalterado. Pelo visto, a Ford quer entrar de vez neste segmento e alcançar maiores volumes de venda com sua pick-up que agora ficou mais competitiva em relação a Toro e Rampage.