Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Ford Ka FreeStyle ganha opção 1.0 na linha 2020; veja impressões

Texto e fotos: Gustavo de Sá, de Salvador (BA)

A Ford apresentou nesta terça-feira (28), em Salvador (BA), a linha 2020 do Ka FreeStyle. A novidade é a estreia de uma nova opção da versão aventureira do compacto, agora com motor 1.0 de 85 cv (com etanol), por R$ 56.690.

O FreeStyle 1.5 (R$ 67.840) continua em linha, mas somente com o câmbio automático de seis marchas. A caixa manual MX65, com cinco marchas e ré sincronizada, fica restrita ao novo FreeStyle 1.0.

O Ka FreeStyle 1.0 baseia-se na configuração SE Plus, que traz de série ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia com tela de 6,5 polegadas. O aventureiro traz ainda controles de estabilidade e tração e assistente de saída em rampas (única configuração 1.0 com estes recursos).

Externamente, o FreeStyle 1.0 mantém o mesmo visual do 1.5, com rodas de 15 polegadas escurecidas, faróis de neblina, para-choques exclusivos e rack de teto funcional (suporta até 50 kg).

A central multimídia em toda a linha Ka (quando com o equipamento) passa a ser a SYNC 2.5, em substituição à mais moderna SYNC 3. Com isso, a tela perde as funções AppLink, comandos de voz específicos e uma das duas entradas USB no console – a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto continua.

O FreeStyle 1.0 traz apenas dois airbags de série (obrigatórios por lei). No 1.5, agora são apenas quatro – na linha 2019, eram seis ao todo (frontais, laterais de tórax e de cortina).

Impressões ao dirigir

Em um percurso que mesclou trechos urbano e rodoviário por Salvador, foi possível explorar o Ka FreeStyle em diferentes situações. A caixa de câmbio satisfaz pelos engates macios, assim como a leveza do pedal de embreagem.

O aventureiro 1.0 manteve o mesmo ajuste de suspensão do FreeStyle 1.5, que tem amortecedores e molas recalibrados, barra estabilizadora mais espessa na dianteira e eixo de torção traseiro até 30% mais rígido em relação às versões “convencionais”. Tudo para manter a boa dinâmica mesmo com o maior vão livre do solo, de 188 mm. 

O motor 1.0 Ti-VCT entrega 85 cv de potência máxima a 6.500 rpm e 10,7 kgfm a 4.500 rpm (com etanol). A Ford divulga aceleração de zero a 100 km/h em 15s1.

Na cidade, o compacto convence pela agilidade nas retomadas ao transpor valetas e lombadas. Em rodovia, o desempenho também não desapontou, mesmo com ar-condicionado ligado e duas pessoas a bordo – o motorista precisa apenas reduzir mais as marchas (em relação ao 1.5) se quiser entrega mais imediata de força. O silêncio a bordo é bom para um três-cilindros nesta faixa de preço; o motor gira a 3.200 rpm a 100 km/h indicados no velocímetro. 

EcoSport FreeStyle ganha teto preto

A Ford também mostrou o EcoSport FreeStyle 2020, que traz apenas mudanças discretas no estilo. Agora ele vem sempre com teto pintado na cor preta, mesmo tom aplicado aos retrovisores e grade dianteira. Os faróis perderam o projetor (bloco elíptico) e agora têm máscara negra.

Por dentro, a central multimídia é a SYNC 2.5, com tela de 7 polegadas. Com câmbio manual, o EcoSport FreeStyle 2020 parte de R$ 87.290. Com caixa automática, vai a R$ 93.290. O motor do SUV é o 1.5 flex de 137 cv. 

Sair da versão mobile