Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Ford anuncia Puma e mais dois crossovers elétricos

Ford anuncia nove veículos elétricos

Ford revela que oferecerá ao todo nove modelos elétricos até 2024, sendo que duas novidades serão feitas sobre a plataforma MEB da VW

 

A Ford anunciou os planos futuros da marca para sua linha de veículos totalmente elétricos na Europa, o que inclui três novos crossovers e quatro veículos comerciais, a serem lançados até 2024. As novidades irão se juntar a Mustang Mach-E e E-Transit, totalizando nove modelos à venda. O objetivo da fabricante é alcançar a marca de 60 mil unidades elétricas vendidas anualmente no Velho Continente, chegando a 2 milhões globalmente em 2026.

Entre as três novidades para passageiros estão uma variante do Puma e mais dois modelos inéditos, sendo que estes dois últimos deverão utilizar a plataforma MEB da Volkswagen. A cooperação entre as empresas foi firmada em 2020 em um acordo que prevê uma aliança estratégica para mobilidade elétrica, veículos comerciais e condução autônoma.

O primeiro a chegar ao mercado será um crossover médio de cinco lugares, provavelmente baseado no VW ID.4. Ele ainda não teve seu nome oficial divulgado e deve estrear em 2022, oferecendo autonomia de 500 km. Ele será produzido a partir de 2023 em Colônia, na Alemanha, em uma fábrica que recebeu investimentos de 2 bilhões para se tornar referência em eletrificação. A expectativa é que ele fique posicionado abaixo do Mach-E no portfólio.

Já um crossover de apelo esportivo deve ser produzido a partir de 2024, na mesma fábrica, provavelmente com linhas de cupê e baseado no ID.5. A Ford, porém, fez questão de ressaltar que os modelos terão visual característico da marca do oval azul, não sendo meras cópias dos carros da Volkswagen.

Por fim, a variante do Puma deve sair da planta na Romênia, também em 2024. Esse modelo, contudo, não adotará a plataforma MEB, devendo no lugar empregar a base estrutural da Ford. Vale lembrar que o Puma é atualmente sucesso de vendas na Europa, sendo inclusive o carro mais vendido da Ford no Reino Unido, por exemplo, após superar o Fiesta.

Quanto à linha de veículos comerciais, estão previstas quatro novidades, incluindo variantes elétricas de Transit e Tourneo, a serem lançadas entre 2023 e 2024. Esses anúncios integram os planos da Ford de comercializar apenas veículos elétricos e atingir a neutralidade de carbono na Europa até 2035.

 

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile