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Fiesta Sport ou Fox Pepper: escolha seu “esportivo”

A estratégia dos hatches populares com estilo esportivo é sempre uma saída interessante para as fabricantes alavancarem a imagem (e, em alguns casos, as vendas) de modelos de seu portfólio. Mas o consumidor pode ficar frustrado com o fato de spoilers, saias laterais, detalhes cromados ou escurecidos “esconderem” que não há nenhuma alteração mecânica sob os capôs.

Os novos Volkswagen Fox Pepper e Ford New Fiesta Sport não fogem à regra. Mas um deles parece respeitar mais o seu dinheiro. CARRO ONLINE vai dizer qual.

Tabelado a R$ 53.110, o Fox Pepper traz um visual bastante distinto das outras versões. Para atenuar o estilo natural do hatch, mais sóbrio, pouco aerodinâmico devido a sua altura (realçada pelas laterais e traseira mais “chapadas”), a Volks tratou de equipá-lo com rodas de aro 16′ com desenho exclusivo, máscaras escuras nos faróis, estribos laterais em cinza, parachoque traseiro redesenhado, além da possibilidade de pintura preta do teto e do spoiler, para acompanhar os retrovisores e bordas das janelas no mesmo tom. 

Por dentro, o esforço é igualmente notável. A unidade avaliada possuía bancos de couro (opcionais) em dois tons de cinza com a inscrição “Fox Pepper” e outros detalhes em vermelho. Cor que, aliás, está por toda parte na cabine: nos painéis das portas, nas bordas das saídas de ar, na manopla de câmbio e nas costuras dos bancos e do volante.

Em suma, quem adquire o Fox Pepper se sente de fato num modelo mais exclusivo e de apelo esportivo. Diferentemente da abordagem da Ford para o New Fiesta Sport.

Para fazer a versão, a Ford não precisou de muito trabalho. Ela é baseada no Fiesta SE, que, ao sair da linha de montagem em São Bernardo do Campo (SP), segue para um complexo da Keko, empresa de acessórios automotivos fornecedora da Ford, em que cada unidade é personalizada e vira um Fiesta Sport. E a customização é bastante simples. 

Basicamente, o Sport é o SE com grade frontal pintada de preto, rodas emprestadas da versão Titanium (aro 16, pintadas de preto), retrovisores com capa preta, saias e aerofólio e um adesivo “Sport” (de gosto e qualidade duvidosos) colado na traseira. O resultado não chega a ser ruim, pois de fato chama a atenção nas ruas. Mas a impressão é a de que qualquer um poderia alcançar este nível de personalização gastando pouco numa oficina particular, caso seja dono de um New Fiesta SE ou Titanium (que já tem as mesmas rodas). 

Internamente a Ford peca mais. Simplesmente não há nenhuma diferença entre o New Fiesta Sport e o SE. Nenhum detalhe sequer em vermelho, cromado ou qualquer outra solução que remetesse a um apelo esportivo. A frustração é forte, pois no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014 a empresa expôs um (suposto) New Fiesta Sport com bancos de couro com costura e inscrição “Sport” vermelhos, o que já seria um diferencial. 

Outro problema que notamos na avaliação foi a fragilidade da pintura da grade frontal e da saia traseira. Alguns frisos estavam com a pintura lascada, e o spoiler estava mal encaixado. Vale lembrar que a unidade com que rodamos foi a mesma que protagonizou a campanha publicitária do Fiesta Sport, filmada num canavial e, portanto, submetida a um esforço atípico que pode ter causado o desalinhamento da peça. 

FICHA TÉCNICA VW Fox Pepper  Ford New Fiesta Sport
Preço (unidade avaliada): R$ 58.990 R$ 62.203
Motor diant., trans., 4 cil., 16V diant., trans., 4 cil., 16V
Cilindrada 1.598 cm³ 1.597 cm³
Potência 120 cv a 5.750 rpm 130 cv a 6.500 rpm
Torque 16,8 kgfm a 4.000 rpm 16,0 kgfm a 5.000 rpm
Câmbio  manual, 6 marchas manual, 5 marchas
Suspensão (diant./tras.) McPherson/eixo de torção McPherson/eixo de torção
Peso vazio/cap. máx. carga 1.119 kg/401 kg 1.126 kg/429 kg
Porta-malas  270 l 281 l
Tanque de combustível 50 l 51 l
Comp./larg./alt. (mm) 3.867/1.904/1.551 3.969/1.722/1.464
Entre-eixos (mm) 2.467 2.489

AO VOLANTE
Sob o capô não há qualquer novidade. O que não significa, necessariamente, algo negativo: afinal, são dois blocos 1.6 16V com desempenhos agradáveis tanto na cidade quanto em rodovias. Na nossa pista de testes, os números atingidos pelo Volks e pelo Ford foram bastante parecidos. 

Enquanto o Fox Pepper alcançou os 100 km/h em 10s15, seu oponente o fez em 10s40. O Volks também se deu melhor nas retomadas. De 80-120 km/h em quarta marcha, por exemplo, foram 3s59 de vantagem para o Fox.
 

A superioridade do Fox pode ser explicada pelo torque, que compensa os 10 cv de potência a mais que o seu concorrente entrega. Considerando o peso do hatch da marca alemã, a relação entre peso/torque dele é de 66,6 kg/kgfm, enquanto que a do New Fiesta Sport é de 70,2 kg/kgfm (são 16,8 kgfm de torque do Fox contra 16 kgfm do New Fiesta).

Além disso, a curva de distribuição de torque do Volks parece ser mais favorável em baixas rotações. Na cidade, qualquer saída de semáforo pode empolgar mais do que a bordo do New Fiesta — que não deixa de entregar sua dose de emoção, mas o faz melhor acima das 3.000 rpm. 

Em contrapartida, o New Fiesta Sport dá o troco ao Fox pela posição de dirigir. Enquanto no Fox o condutor se ajeita com uma postura mais verticalizada, no Ford a posição remete mais a carros esportivos, próxima do assoalho. A empunhadura do volante do New Fiesta também privilegia mais o encaixe das mãos do que no Volks, embora a pegada da direção do Fox não seja passível de críticas. 

Os câmbios dos dois modelos são elogiáveis. Ambos apresentam engates precisos, sendo que no Ford o trambulador é ainda mais macio que no Volks. Mas o Pepper se beneficia de uma sexta marcha que desempenha função overdrive na estrada, contribuindo para a redução do nível de ruído (e uma leve diminuição do consumo). 

NOSSAS MEDIÇÕES VW Fox Pepper 1.6 Ford New Fiesta Sport 1.6
Aceleração
0-60 km/h (m) 4s38 4s46
0-80 km/h (m) 6s64 6s81
0-100 km/h (m) 10s15 10s40
0-120 km/h (m) 14s37 14s51
Retomadas
40-100 km/h em 3ª marcha (s) 10s04 11s70
60-120 km/h em 4ª marcha (s) 16s45 18s36
80-120 km/h em 4ª marcha (s) 10s88 14s47

MERCADO
A Ford oferece a versão Sport do New Fiesta por R$ 58.990 sem nenhum opcional à disposição do consumidor. Ela já vem bem equipada de série, com destaque para o ar-condicionado digital, faróis de neblina, trio elétrico, central multimídia Sync, assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e tração. 

Pelo preço inicial, o Fox Pepper entrega equipamentos equivalentes ao do New Fiesta. Se ele não é equipado com o controle de estabilidade, compensa com controle de tração, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor com função tilt down (baixa o espelho quando a ré é engatada), sistema de som multimídia e um computador de bordo com uma tela maior e com mais funções que a do concorrente. 

O consumidor ainda pode gastar mais R$ 9.093 para instalar os opcionais presentes na unidade avaliada pelo CARRO ONLINE. O teto solar, por exemplo, custa R$ 2.621; o pacote com faróis de neblina com função “cornering”, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade sai por R$ 1.209; os sensores crepuscular e de chuva, mais o piloto automático, custam R$ 2.027; e o navegador custa R$ 3.236. Totalmente equipado, o Fox Pepper chega a R$ 62.203.

Apesar de os dois carros cedidos para a reportagem serem vermelhos, tanto a VW quanto a Ford também oferecem as cores sólidas branco e preto para os modelos. A Volks ainda tem a opção metálica prata (por R$ 1.178) para o seu hatch.

VEREDICTO: FOX PEPPER É O VENCEDOR
Apesar de as duas propostas se equivalerem em vários sentidos, a Volkswagen conseguiu atribuir mais valor Fox Pepper que a Ford ao New Fiesta Sport. As mudanças estéticas aplicadas no hatch da Volks dão mais sentido ao investimento maior pela versão, diferentemente do que ocorre com o New Fiesta, sobretudo ao considerar o acabamento interno (que não faz nenhuma alusão ao apelo esportivo). Com uma lista de itens atraente já de série e apenas um dos pacotes opcionais, o Fox já fica mais equipado que o New Fiesta, e pagando um preço menor. Parece ser a opção mais racional, numa escolha de carro geralmente pautada pela subjetividade.

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