No final de novembro de 2015, CARRO ONLINE publicou as primeiras fotos do sedã Fiat Tipo em território nacional, num ambiente que parecia ser o de uma oficina mecânica. Na ocasião, um informante com acesso aos planos da montadora para o Brasil disse que não havia previsão de o carro ser lançado no país. (Veja fotos oficiais do sedã na galeria no final do texto.)
Aquela reportagem atraiu a atenção de jornalistas especializados de Pernambuco, que passaram a afirmar — sem nenhuma dúvida — que o Tipo será feito, sim, em Goiana (PE), em data ainda por definir.
A Fiat vem mantendo a versão de que o modelo não será nem sequer vendido no Brasil, e muito menos fabricado aqui. O assunto esfriou — até porque, no que se refere à montadora, modelos inéditos como Toro e Mobi estão muito próximos do lançamento nacional e vão monopolizar as atenções nos próximos meses.
Mas novos flagrantes do Tipo no Brasil (gentilmente cedidos a CARRO ONLINE pelo UOL Carros) reacendem o debate sobre a eventual comercialização do sedã por aqui. O mais interessante é que as fotos mostram o carro na configuração hatchback, que ainda nem foi lançada na Europa — espera-se que surja no Salão de Genebra, em março, juntamente com uma variação station wagon. Por ora, apenas o sedã está à venda por lá, com fabricação na Turquia, mesma origem do Linea, já substituído pelo Tipo nos mercados europeus.
O fato de os carros flagrados (há até um comboio) serem dois-volumes de certa forma corrobora a versão da Fiat, que afirma estar testando esses e outros carros por aqui (como o futuro SUV da Maserati, o Levante) com parte de um programa internacional da matriz italiana, que leva carros para rodar em diferentes condições climáticas e de infraestrutura. Segundo a Fiat, logo mais todos serão despachados de volta à Europa.
Farão, assim, o caminho oposto ao de uma unidade do novo Punto que foi flagrada no final do ano passado embarcando para a Europa, provavalmente para o extremo norte daquele continente, onde são feitos testes dinâmicos na superfície de lagos congelados.
Caso fosse lançado no Brasil, o Tipo (que recupera o nome de um hatch famoso no país nos anos 1990) poderia substituir o Linea com sua carroceria sedã e aposentar o Bravo com a hatchback.
O portfólio da Fiat ficaria mais homogêneo, destravando a gama de sedãs com um autêntico médio (medidas do Tipo: 4,54 metros de comprimento e entre-eixos de 2,64 metros; porta-malas de bons 520 litros) e a de hatches com uma opção mais arejada e refinada (ficaria com Mobi, Uno, Palio, Punto e Tipo, nesta ordem).
Por ora, tudo é especulação. Mas as cartas da Fiat começam a ser postas na mesa.