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Fiat Tipo hatch, ainda inédito na Europa, roda no Brasil

No final de novembro de 2015, CARRO ONLINE publicou as primeiras fotos do sedã Fiat Tipo em território nacional, num ambiente que parecia ser o de uma oficina mecânica. Na ocasião, um informante com acesso aos planos da montadora para o Brasil disse que não havia previsão de o carro ser lançado no país. (Veja fotos oficiais do sedã na galeria no final do texto.)


Aquela reportagem atraiu a atenção de jornalistas especializados de Pernambuco, que passaram a afirmar — sem nenhuma dúvida — que o Tipo será feito, sim, em Goiana (PE), em data ainda por definir.

A Fiat vem mantendo a versão de que o modelo não será nem sequer vendido no Brasil, e muito menos fabricado aqui. O assunto esfriou — até porque, no que se refere à montadora, modelos inéditos como Toro e Mobi estão muito próximos do lançamento nacional e vão monopolizar as atenções nos próximos meses.


Mas novos flagrantes do Tipo no Brasil (gentilmente cedidos a CARRO ONLINE pelo UOL Carros) reacendem o debate sobre a eventual comercialização do sedã por aqui. O mais interessante é que as fotos mostram o carro na configuração hatchback, que ainda nem foi lançada na Europa — espera-se que surja no Salão de Genebra, em março, juntamente com uma variação station wagon. Por ora, apenas o sedã está à venda por lá, com fabricação na Turquia, mesma origem do Linea, já substituído pelo Tipo nos mercados europeus.

O fato de os carros flagrados (há até um comboio) serem dois-volumes de certa forma corrobora a versão da Fiat, que afirma estar testando esses e outros carros por aqui (como o futuro SUV da Maserati, o Levante) com parte de um programa internacional da matriz italiana, que leva carros para rodar em diferentes condições climáticas e de infraestrutura. Segundo a Fiat, logo mais todos serão despachados de volta à Europa.


Farão, assim, o caminho oposto ao de uma unidade do novo Punto que foi flagrada no final do ano passado embarcando para a Europa, provavalmente para o extremo norte daquele continente, onde são feitos testes dinâmicos na superfície de lagos congelados.


Caso fosse lançado no Brasil, o Tipo (que recupera o nome de um hatch famoso no país nos anos 1990) poderia substituir o Linea com sua carroceria sedã e aposentar o Bravo com a hatchback.

O portfólio da Fiat ficaria mais homogêneo, destravando a gama de sedãs com um autêntico médio (medidas do Tipo: 4,54 metros de comprimento e entre-eixos de 2,64 metros; porta-malas de bons 520 litros) e a de hatches com uma opção mais arejada e refinada (ficaria com Mobi, Uno, Palio, Punto e Tipo, nesta ordem).


Por ora, tudo é especulação. Mas as cartas da Fiat começam a ser postas na mesa.

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