Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Fiat Strada terá câmbio CVT do Pulse ainda em 2021

Fiat Strada Opening Edition

Além da picape automática, marca prepara a atualização visual do furgão Fiorino

 

Principal lançamento da marca no ano, o Pulse não será a última novidade da Fiat no Brasil em 2021. Após o lançamento da Toro reestilizada, do elétrico 500e e do SUV compacto, a marca prepara ainda para este ano a chegada de mais dois modelos: a Strada automática e o furgão Fiorino reestilizado.

Os modelos atualizados serão apresentados na sequência, entre novembro e dezembro de 2021. A primeira a estrear deverá ser a Strada automática, que ganhará a mesma caixa CVT com simulação de 7 marchas que estreou no Pulse. Para as trocas manuais, que também podem ser feitas pela alavanca, a Strada ganhará o volante do extinto Mobi GSR, com borboletas integradas. De acordo com a Fiat, este novo câmbio CVT é fornecido pela Aisin e possui especificação de óleo do tipo ‘for life’, sem a necessidade de substituição.

Apesar da expectativa pelo uso do novo GSE 1.0 T200 do Pulse, o câmbio automático da Strada será sempre acoplado ao conhecido motor 1.3 Firefly aspirado. Como no Pulse, o 1.3 deverá ter nova calibração para atender à legislação de emissões, o que resultará em ligeira perda de potência e torque na comparação com a atual Strada 1.3 manual. 

No Pulse, são 107 cv com etanol a 6.250 rpm (2 cv a menos que na Strada) e 98 cv com gasolina (3 cv a menos) a 6.000 rpm. O torque no 1.3 atualizado do SUV também é menor, com 13,7 kgfm com etanol a 4.000 rpm (0,5 kgfm a menos) e 13,2 kgfm com gasolina (0,5 kgfm a menos) a 4.250 rpm. A nova Strada automática deverá estrear na versão Volcano e em uma nova configuração topo de linha com equipamentos herdados da série Opening Edition, de 2020, como estribos laterais e engate removível. Com a atual Strada Volcano 1.3 manual tabelada a R$ 101.490, a nova Strada CVT deverá ter preço inicial na faixa dos R$ 110 mil.

Novo Fiorino

Além da Strada, a Fiat prepara a primeira atualização da atual geração do furgão Fiorino. Modelo mais vendido da categoria, com 16,1 mil unidades emplacadas no acumulado do ano, o Fiorino finalmente ganhará a dianteira atualizada do Uno (renovado pela última vez em 2017), com novo para-choque e grade de frisos horizontais. Ao contrário do hatch, que deverá sair de linha este ano, o utilitário ganhará o logotipo atualizado da Fiat e a bandeira Fiat Flag com as cores da Itália.

O Fiorino 2022 deverá manter o mesmo visual para lateral e traseira. Já no interior, o furgão também deverá receber o novo painel do Uno (da primeira reestilização, de 2015) e novas opções de rádio/central multimídia. Na mecânica, o furgão manterá o conhecido motor 1.4 EVO flex, com as devidas atualizações para atender às novas regras de emissões. Hoje, este 1.4 gera 88/85 cv de potência (E/G) e 12,5 kgfm de torque com qualquer um dos combustíveis. O atual Fiorino parte de R$ 97.090 na versão Endurance 2021.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile