Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Fiat encerra produção da Weekend e perua sai de linha

Fiat Weekend Adventure

Última station wagon nacional deixa o mercado após 23 anos de produção e 530 mil unidades comercializadas no Brasil

 

A Fiat produziu nesta segunda-feira (27), em Betim (MG), a última unidade da station wagon Weekend, encerrando assim um ciclo de 23 anos.

Lançada como Palio Weekend (desde 2015 a perua era chamada apenas de Weekend), o modelo somou mais de 530 mil unidades comercializadas no Brasil. Diferente do Palio, do qual era derivado, que teve duas gerações até sair de linha, em 2018, a Weekend manteve a mesma carroceria básica ao longo da sua trajetória, tendo recebido apenas reestilizações (quatro no total, sendo a última em 2012).

O Palio Weekend Adventure, lançado em 1999, foi o primeiro carro de passeio do mercado brasileiro a trazer uma caracterização visual off-road, que acabou servindo de base para versões aventureiras do restante dos modelos da Fiat brasileira e também de marcas concorrentes.

Nos últimos tempos, a Weekend estava disponível apenas nas versões Attractive 1.4 e Adventure 1.8. Última representante do segmento de peruas nacionais, somou 3.185 emplacamentos no ano passado.

Número bem inferior às 76.182 unidades da picape Strada, modelo que chegou apenas um ano depois da Weekend ao mercado. Mas que, diferente da station, segue bem viva no mercado.

Confira abaixo as “gerações” da Fiat Weekend:

1997 – Station foi o segundo modelo da família Palio a chegar ao mercado.

1999 – Chega ao mercado o Palio Weekend Adventure, o primeiro carro de visual aventureiro do mercado brasileiro.

2001 – Weekend passou pela primeira reestilização, quando foi redesenhada por Giorgetto Giugiaro.

2004 – Visual novamente redesenhado também pelas mãos de Giugiaro.

2008 – Nova reestilização veio acompanhada do bloqueio de diferencial Locker na versão Adventure. Outra novidade deste ano foi a versão elétrica, desenvolvida em conjunto com a Itaipu Binacional.

2012 – A Weekend passa pela sua última mudança no visual.

 

Leia mais

 

Os carros que mais (e menos) perderam valor em 2019

Relembre os 17 carros que saíram de linha em 2019

Sair da versão mobile