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Fiat 500 Abarth

Se você tem receio de afirmar que gosta do Fiat 500 por temer seu apelo levemente delicado, inclinado ao público feminino, seus problemas acabaram. Ostentando um escorpião estilizado no lugar do logo da Fiat, a fabricante italiana está trazendo às concessionárias a versão mais apimentada do compacto de imagem: o 500 Abarth. Dotado de um motor 1.4 turbo, o pequenino tem tudo para fazer qualquer marmanjo babar por ele.

Incorporando o espírito de “foguete de bolso” (pocket rocket), o 500 Abarth será trazido do México já no mês que vem, mas a Fiat ainda não definiu seu preço. O mais próximo disso foi informar ao CARRO ONLINE que o modelo “não vai ultrapassar a barreira dos R$ 80.000”. 

O grande destaque do 500 Abarth é o que ele traz sob o capô. O motor 1.4 Multiair 16V turbo gera 167 cv de potência e 23 mkgf de torque, sendo capaz de impulsionar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6s9, fazendo-o atingir até 214 km/h de velocidade máxima, segundo dados da fabricante. O desempenho bastante ágil se faz valer da ampla faixa de rotação com o pico do torque (que se estende das 2.500 às 4.000 rpm). Para trabalhar com este propulsor, o foguetinho utiliza um câmbio manual de cinco marchas.

O turbocompressor que equipa o 500 Abarth atua com pressão de 0,8 bar em modo normal de condução. Contudo, a versão oferece a opção “Sport”, por meio de um botão no painel, que altera a pressão máxima do turbo à 1,24 bar na faixa de torque do motor, além de dar maior firmeza e precisão ao volante e mais sensibilidade ao pedal do acelerador. O modo esportivo também motiva o motorista assumindo novas funções no painel de instrumentos que remetem aos carros de competição. 

Para dar suporte a este alto desempenho, o 500 Abarth foi totalmente modificado em relação às versões regulares do compacto. A começar pelos 69 mm extras do parachoque dianteiro para alojar os radiadores de ar e água. As suspensões também passaram por reforços, adotando molas, amortecedores e barras estabilizadoras redimensionadas para dar maior estabilidade. As rodas são feitas de alumínio fundido, aro 16”, com pneus 195/45, e os discos de freios são maiores e exibem as belas pinças vermelhas.

Esteticamente, o 500 Abarth não vai deixar dúvidas de que se trata de uma versão exclusiva da gama do compacto. As principais dicas são os detalhes que rementem à marca (os escorpiões), que podem ser encontrados nos logos, laterais, rodas, no acabamento interno e até no motor. O visual esportivo ainda é completo pelos retrovisores escurecidos e a saída dupla de escapamento.

Por dentro, a sensação de tornar um piloto continua reforçada pelos bancos são anatômicos em formato de concha, um medidor dedicado à pressão da turbina e pelo volante de base reta. O acabamento ainda conta com couro e detalhes de costura em vermelho.

A Fiat promete oferecer o 500 Abarth com uma lista generosa de itens de série, com destaque para os de segurança. De acordo com a fabricante o modelo vem equipado com sete airbags, controles de estabilidade e tração, além de um controle eletrônico que distribui o torque sob medida à situação em que se encontra o carro. 

A ABARTH

Atualmente, a Abarth é reconhecida no mundo todo como uma das principais marcas preparadoras de veículos. Atuando nos modelos da Fiat, o nome tem a origem de seu criador, Karl Abarth, austríaco nascido em 1908. Karl construiu uma carreira vitoriosa como piloto de motos até criar sua própria equipe de corrida de carros, a Abarth&Co em 1949, usando o Escorpião, seu signo, como logotipo. A partir de então, já residente na Itália, o engenheiro começou a trabalhar com os carros das principais marcas italianas (Fiat, Ferrari e Alfa Romeo), sendo que os modelos populares da Fiat, como o Topolino e o 500, alçaram a marca Abarth a um sucesso de público, com sua fórmula de popularização de carros preparados (ou seja, esportivos). Em 1971, a Abarth foi oficialmente adquirda pela Fiat e o seu criador, Karl, faleceu em 1979. 

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