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Entrevista: Matthias Müller

Nomeado presidente e CEO da Porsche AG em 2010, o alemão Matthias Müller ingressou na Audi em 1977 e fez carreira na empresa, na qual permaneceu até 2007, quando foi transferido para o grupo Volkswagen, onde tornou-se responsável por todos os projetos da marca. Três anos depois, passou a responder pela Porsche.

Carro • Duas unidades do GT3 apresentaram problemas de incêndio, recentemente. O sr. já sabe a causa e como solucioná-lo?
Matthias Müller • Nossa primeira providência foi eliminar os riscos para nossos clientes tão logo soubemos dos dois casos. Eu sei que é muito frustrante – especialmente para um apaixonado por automóveis – ter um grande carro na garagem e não poder utilizá-lo. E também compreendo que muitos de nossos clientes possam estar com muita raiva. Mas a segurança é inegociável. Felizmente, nós já descobrimos a origem do problema e estamos tomando as providências para saná-lo. Também vamos compensar nossos clientes pelo inconveniente que causamos.

Carro • Esse episódio pode comprometer o lançamento do GT3 RS?
Matthias Müller • Esperamos que não. Até porque tomamos as providências para que nenhum outro modelo apresente problemas semelhantes.

Carro • A Porsche tem um histórico de sucesso com seus modelos. Como vocês esperam que o Macan seja recebido pelo público?
Matthias Müller • Ainda não é possível dar uma resposta precisa, pois o lançamento em algumas regiões ainda vai demorar um pouco parar ocorrer. Mas já estamos recebendo muitos pedidos, o que é sempre um bom sinal.

Carro • O quanto as vendas da Porsche podem crescer, sem afetar a imagem de exclusividade da marca?
Matthias Müller • Esta é uma boa questão. No momento, nossa participação no mercado global é de 0,2% ou 0,3%. E, mesmo que o mercado mundial volte a crescer, a tendência é de que a nossa participação continue nesse patamar. Sim, vamos crescer com o Macan, sem falar no potencial que o 911 ainda tem. Mas posso garantir que a Porsche nunca será uma marca de volume.

Carro • Muitos fãs do 911 estão comentando sobre a possibilidade de a próxima geração do modelo ficar maior. Ela manterá o porte compacto?
Matthias Müller • Estamos satisfeitos com o tamanho do modelo atual, no entanto, aumentá-lo poderá ser uma medida necessária. A futura geração terá um grande desafio: acomodar novos sistemas e tecnologias, como um híbrido plug-in sem mexer muito nas dimensões da carroceria.

Carro • Como está a estratégia de eletrificação dos modelos? Vocês chegaram a criar uma versão elétrica do Boxster. Poderá haver um Porsche 100% elétrico?

Matthias Müller • Sim, nós pensamos nisso. Para tanto, temos esse protótipo do Boxster e mantemos aberta a possibilidade de, no futuro, termos um modelo puramente elétrico. 

Carro • O sr. acha um carro elétrico melhor com ou sem um extensor de autonomia? 
Matthias Müller • Acredito que sem extensor. É preciso desenvolver modelos puramente elétricos que sejam capazes de rodar 300 km ou 400 km, e que possam ser recarregados rapidamente. Acho que usar um motor convencional para aumentar a autonomia não faz sentido.

Carro • Os Porsche continuarão sendo produzidos na Alemanha?
Matthias Müller:  Desde 2002, uma grande parte de nossos modelos Cayenne é pré-produzida na fábrica da VW em Bratislava, na Eslováquia. Mas o alto investimento que realizamos em nossas unidades de Leipzig, Weissach e Zuffenhausen representa um compromisso claro com a Alemanha e com nossos fãs. Sem falar nos outros diversos itens importantes que são desenvolvidos pela Porsche na Alemanha. 

Carro • O sr. já deixou claro que pretende enfatizar a esportividade da Porsche por meio da participação em provas como as 24 Horas de Le Mans. Como estão os preparativos?    
Matthias Müller • Tudo segue de acordo com o planejado. Tivemos alguns problemas, mas a equipe foi relativamente ágil para solucioná-los. Os primeiros testes no Bahrein e em Sebring mostraram que o carro é rápido e estável, embora ainda precise melhorar na competitividade. Mas isso não nos preocupa muito no momento.

Carro • O Porsche 919 que será usado nas provas do Mundial de Endurance deste ano utiliza uma combinação de motor 4 cilindros turbo com dois sistemas híbridos. Esse propulsor a gasolina deriva de algum utilizado nos modelos “de rua”?
Matthias Müller • Naturalmente, vamos desenvolver um motor boxer de 4 cilindros para a próxima geração dos modelos Boxster e Cayman, já que a Porsche não está imune à necessidade de reduzir as emissões de CO2.

Carro • Qual a potência que esse motor terá?
Matthias Müller • Em torno de 400 cv.

Carro • Com relação ao 918 Spyder, a Porsche gostaria de produzir apenas 918 unidades, mas todos já foram vendidos, certo?
Matthias Müller • Não, ainda seguimos com a programação. A produção está seguindo bem, mas a verdade é que muitos interessados sequer tiveram oportunidade de conduzir o carro. Apenas agora, no fim de março, é que conseguimos entregar as primeiras unidades para os nossos consumidores de fora da Europa. Mas certamente há pessoas interessadas em fazer parte da nossa clientela.
Carro • O sr. acredita que a Porsche voltará a produzir um supercarro no futuro? Não seria melhor investir em um modelo mais barato?
Matthias Müller • Em primeiro lugar, nós certamente teremos outro supercarro! Em segundo lugar: isso não significa que não exista espaço para muitas ideias entre o 911 Turbo e o 918 Spyder.

Carro • Sabe-se que os trabalhadores da Porsche têm muito respeito pelo sr., que também é muito popular junto aos seus empregados. Como explica isso?
Matthias Müller • É muito bom ouvir isso. Na época em que jogava futebol, aprendi que os melhores jogadores não valem nada sem uma boa equipe. E eu tenho um time excelente. Se quando saio tarde da noite, encontro alguém da equipe de limpeza que estende a mão para me cumprimentar, é sinal que estou sendo apreciado. A Porsche continua tendo um ambiente familiar muito especial, e nós nos esforçamos para manter isso.

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