Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Elétricos da Stellantis terão recarga grátis em 200 estacionamentos no Brasil

Ecovagas recarga elétricos Stellantis

Fabricante torna-se parceira do projeto Ecovagas e confirma a estreia dos hatches Peugeot 208 e-GT e Fiat 500e para o segundo semestre

 

 

A Stellantis anunciou parceria com o projeto Ecovagas, iniciativa capitaneada pelas empresas Estapar e Enel X para criação de uma rede de recarga semipública para veículos híbridos e elétricos no Brasil. Ao todo, serão 200 pontos de recarga disponíveis em estacionamentos da Estapar com recarga gratuita para eletrificados da fabricante. Os primeiros modelos com este tipo de propulsão a estrear serão o Peugeot 208 e-GT e o Fiat 500e, ambos confirmados para o 2º semestre.

A Stellantis é a segunda fabricante a anunciar oficialmente a parceria com o projeto Ecovagas – em fevereiro, a Volvo comunicou a cooperação com a Enel X para 250 pontos de recarga. Os locais de recarga para modelos da Stellantis serão distribuídos em estacionamentos nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal. Segundo a empresa, os carregadores têm plugue do tipo 2 (compatível com a maioria dos modelos) e capacidade de abastecer 80% da carga da bateria de um elétrico em cerca de 3 horas.

Os pontos de recarga estão sendo instalados em shopping centers, aeroportos, hospitais, prédios comerciais e instituições de ensino. Estas 200 Ecovagas estarão prontas para uso até o fim deste semestre e poderão ter a quantidade ampliada no futuro. A primeira fase do projeto inclui postos em 23 cidades de 10 estados, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE). Os clientes de veículos eletrificados das empresas parceiras, como Stellantis e Volvo, podem recarregar os veículos sem custo, pagando apenas a tarifa comum pelo tempo de estacionamento.

De acordo com a Stellantis, a associação ao projeto Ecovagas é passo importante para a estratégia de eletrificação das marcas do grupo no País. “Essa parceria faz parte de um conjunto de iniciativas da Stellantis para a preparação de um ecossistema de mobilidade elétrica antes mesmo dos veículos serem comercializados”, afirma o responsável pelos Programas e Planejamento de Produtos para a América do Sul da Stellantis, Breno Kamei.

Além da chegada já confirmada dos elétricos 208 e-GT e Fiat 500e, a Stellantis também deverá lançar no Brasil ainda este ano versões híbridas do tipo plug-in de SUVs da Jeep – a expectativa é que Renegade e Compass estreiem a tecnologia em versões importadas, conhecidas como 4Xe na Europa e Estados Unidos.

Fotos: Divulgação

Sair da versão mobile