Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Duelo: Hyundai HB20X AT X Fiat Argo Trekking AT

Duelo: Hyundai HB20X AT X Fiat Argo Trekking AT

Analisamos os prós e contras das versões aventureiras dos hatches compactos

Parcialmente esquecidas desde o boom do mercado de SUVs compactos, as versões aventureiras de hatches compactos tiveram uma nova onda desde a estreia de Fiat Argo Trekking e Ford Ka FreeStyle (veja aqui o comparativo entre eles), que enfrentam rivais atualizados recentemente, como Hyundai HB20X e Renault Stepway.

Neste duelo, analisamos os prós e contras da nova versão 1.8 automática do Argo Trekking e da versão topo de linha do HB20X de segunda geração. As características de ambos são divididas em seis tópicos distintos. São eles: “Visual”, “Mecânica”, “Consumo”, “Dimensões e Espaço”, “Equipamentos” e “Preços e Manutenção”. Confira:

   

Visual

O Argo Trekking ressuscitou o sobrenome que no passado identificava as versões de Palio Weekend e Strada posicionadas abaixo da Adventure. O visual aposta em molduras plásticas ao redor das caixas de roda e base dos para-choques, defletor traseiro, rack de teto, emblemas escurecidos, teto e retrovisores na cor preta. Com motor 1.8, o Argo Trekking traz de série rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza (no 1.3, são opcionais). Por dentro, teto e colunas vêm na cor preta e os bancos trazem revestimento exclusivo. O HB20X, por sua vez, aposta em caracterização mais “radical” nesta segunda geração. Grade e para-choques são bem diferentes dos aplicados na versão convencional do HB20, enquanto as largas molduras plásticas nas caixas de roda possuem recortes irregulares. O Hyundai traz ainda rodas diamantadas de 16 polegadas e rack de teto. As maçanetas cromadas, entretanto, destoam da proposta aventureira. Por dentro, bancos e painel apostam na cor preta, com detalhes em laranja nas saídas de ventilação laterais e costuras do volante.

Mecânica

O Argo Trekking ganhou recentemente a opção do motor E.torQ 1.8 Evo VIS de 139/135 cv de potência e 19,3/18,8 kgfm de torque (na ordem etanol/gasolina), sempre atrelado ao câmbio automático de seis marchas. Já o HB20X traz sempre o conhecido 1.6, que ganhou duplo comando variável de válvulas (como no Creta) e 2 cv extras (com etanol), totalizando 130/123 cv e 16,5/16 kgfm com etanol e gasolina, respectivamente. Com etanol, o HB20X automático acelera de zero a 100 km/h em 10s9 e chega à máxima de 186 km/h (dados de fábrica). Já a aceleração de zero a 100 km/h do Argo Trekking 1.8 não foi revelada oficialmente pela Fiat. A velocidade máxima, informada pelo manual do proprietário, é de 180 km/h.

  

Consumo

Segundo dados do Inmetro, o Argo Trekking 1.8 AT registrou as médias de 6,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Com gasolina, 9,4 km/l e 11,9 km/l, na ordem. Já o HB20X, o único com sistema stop-start, cravou as médias de 8,1 km/l e 9,3 km/l (cidade/estrada) com etanol e 11,7/13,3 km/l com gasolina nos mesmos ambientes.

Dimensões e Espaço

Na análise de dimensões, o HB20X supera o Argo em largura (1.740 mm x 1.724 mm), altura (1.540 x 1.507) e distância entre eixos (2.530 x 2.521). O Fiat fica à frente do Hyundai apenas no comprimento total (3.998 x 3.970). O vão livre do solo é de 210 mm no Argo e 211 mm, no HB20X. Ambos empatam em capacidade do porta-malas, com 300 litros cada.

 

Equipamentos

A maior diferença entre os dois oponentes ocorre neste quesito, uma vez que o HB20X dispõe de lista de equipamentos mais generosa. O recheio de série do Argo Trekking 1.8 traz apenas itens básicos para a faixa de preço, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros elétricos nas 4 portas, sensores de estacionamento, retrovisores com ajuste elétrico e rodas de liga leve de 15 polegadas. Opcionalmente, o Argo Trekking 1.8 dispõe de câmera de ré (R$ 990), Kit Stile (bancos de couro e controle de cruzeiro, por R$ 2.960) e Kit Tech (chave presencial, ar-condicionado digital, tela de 7”no quadro de instrumentos, sensores de chuva e crepuscular, por R$ 3.600). A principal ausência do Argo Trekking é a dos controles eletrônicos de tração, estabilidade e assistente de saída em rampas, que não estão disponíveis nem como opcionais no aventureiro.

Oferecido em quatro acabamentos, o HB20X oferece pacote completo na opção de topo, que inclui controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampas, central multimídia de 8 polegadas, bancos em couro, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, chave presencial, rodas de 16 polegadas, sensores de estacionamento e quatro airbags, entre outros.

  

Preços e Manutenção

O Argo Trekking 1.8 é vendido em versão única, por R$ 69.990 iniciais. Porém, para levá-lo completo como o modelo das imagens, é preciso investir R$ 7.550 extras em opcionais, o que eleva a conta para R$ 77.540. Com pintura metálica (R$ 1.750), o valor chega a R$ 79.290. Tratado como um modelo separado na gama (e não apenas uma versão), o HB20X é vendido em 4 opções de acabamento (Vision, Evolution, Diamond e Diamond Plus). Para este duelo, consideramos a topo de linha, tabelada a R$ 77.990. Com adição da pintura metálica (R$ 950), vai a R$ 78.940.

As revisões até 30 mil quilômetros do HB20X custam R$ 1.185, enquanto o preço sugerido para a soma das três primeiras manutenções do Argo Trekking 1.8 é de R$ 1.524.

Fotos | Divulgação

Sair da versão mobile