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Depois de Toro na picape, Fiat usa Mobi no compacto

A Fiat pediu o registro do nome Mobi no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e quase certamente vai usá-lo para batizar o futuro compacto que hoje é conhecido como X1H, já bastante flagrado em testes de rua no Brasil. O modelo vai ocupar o espaço deixado pelo Mille, extinto carro de entrada da marca, com preço abaixo de R$ 30 mil (o valor considera o atual perfil do mercado).

O processo de registro do nome Mobi é o primeiro solicitado pela Fiat após ter garantido a propriedade do nome Toro, em julho último. Os trâmites para garantir o provável nome do compacto começaram na primeira quinzena de dezembro. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2016, alguns meses após a chegada da Toro — confirmada para fevereiro.

A escolha por Mobi logo após Toro parece seguir uma regra de simplicidade: duas sílabas, sendo a primeira tônica; em termos semânticos, o nome remete ao tema da mobilidade urbana, um nó cujo desatamento é cada vez mais crucial para o futuro da indústria automotiva.


Se estivéssemos na Europa, aliás, o Fiat Mobi já nasceria elétrico ou híbrido (ou pelo menos tricilíndrico e turbo). No entanto, será apenas flex, e chegará inicialmente com um velho motor 1.0 de quatro cilindros.

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