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Curso dá dicas de direção segura com Sandero R.S.

Durante o mês de maio, acontece a campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar as pessoas sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A Renault apoia esta campanha e para contribuir com a reflexão, promoveu um curso de direção segura, dividido em dois dias: o primeiro foi realizado para jornalistas do setor automotivo e o segundo para mulheres. O evento foi realizado no autódromo Haras Tuiuti, no interior paulista.

O curso foi ministrado pelo Instituto Renault, com alguns pilotos da marca explicando as atividades ao longo do dia e ensinando algumas práticas de condução. O carro escolhido para protagonizar os desafios foi o Sandero R.S.

Antes de iniciarmos as atividades na pista, recebemos algumas dicas de postura para dirigir, como a posição das mãos sobre o volante, que devem estar sempre em formato “9h15” (simulando os ponteiros de um relógio), e evitar cruzá-las ao fazer uma curva, caso ela for fechada (pois há risco de perda de agilidade e controle do movimento). Para saber a distância certa de se colocar ao volante, é preciso medi-la com seu braço, apoiando o pulso sobre a parte mais alta dele. No caso das pernas, elas devem estar levemente flexionadas enquanto você dirige, com capacidade para acionar os pedais de embreagem e freio até o final do curso.

A primeira atividade realizada foi o teste de frenagem, que consistia em acelerar o Sandero R.S em uma reta e acionar os freios com força máxima, fazendo acionar o ABS, para mostrar que é possível parar o carro em poucos metros, mesmo estando em alta velocidade, comprovando a eficiência da tecnologia.

Na segunda atividade, tínhamos que frear o Sandero R.S em pista molhada, em alta velocidade, com ABS desligado, e tentar desviar de um obstáculo que simulava um pedestre. A missão é impossível, já que as rodas travam e você perde o controle do volante. Com o ABS ligado, fizemos a mesma simulação e foi possível realizar a manobra, salvando a vida do pedestre.

A teceira atividade realizada pela equipe de pilotos da Renault foi um slalon a 50 km/h, desviando de uma série de cones, sem usar o freio, para mostrar ao motorista o movimento correto em uma situação como aquela, onde você precisa realizar uma desvios em sequência, para ambos os lados da pista. O exercício também serviu para mostrar que um carro equipado com controle de estabilidade evita a perda de aderência da traseira, evitando deslizamento em situaçãos como esta.

A quarta atividade promovida pelo instituto consistia em realizar o “teste do alce”, que simula um desvio duplo, com mudança de faixa, como se você tirasse o carro para esquerda para desviar da traseira de um caminhão e encontrasse um obstáculo à frente na faixa ao lado, obrigado-o a fazer o mesmo movimento brusco de volta, para retonarr ao trajeto de origem.

Realizamos o teste com o controle de estabilidade (ESP) desligado e ligado, para notar as mudanças de comportamento do Sandero R.S, nas seguintes velocidades: 50, 60, 70 e 80 km/h. Nas duas primeiras velocidades, não senti falta do assistente eletrônico. Nas duas últimas velocidades, percebi que ele é extremamente importante, pois a manobra fica extremamente difícil de ser realizada. A 70 km/h sem o ESP ainda é possível salvar a vida do “obstáculo” com muito esforço, mas aos 80 km/h, ou seja, em velocidade mais alta, a ausência do recurso de estabilidade faz com que o motorista perca facilmente o controle do carro por sobresterço (popularmente conhecido como “sair de traseira”).

O evento promovido pelo Instituto Renault serviu como um teste para a companhia, que a ainda não decidiu se irá realizar outras edições, desta vez abertas ao público em geral.

Ao final dos exercícios, a equipe de pilotos da Renault gostou da evolução dos convidados e propôs uma disputa: cada jornalista teria a oportunidade de dar três voltas na pista, fazendo o menor tempo possível, no melhor estilo volta rápida, mas com um piloto profissional ao lado, dando todo apoio para que nada desse errado.

Infelizmente não fui o vencedor, mas pude perceber toda a força que o Sandero R.S tem sob o capô, com motor de 150 cv, o carro tem arrancadas fortes e muita facilidade para atingir altas velocidades. O câmbio tem engates curtos e precisos, deixando a “tocada” ainda mais prazerosa. Além disso, como todo esportivo, o hatch endiabrado da Renault demora para pedir a próxima marcha, sendo possível esticar bastante cada uma delas.

A suspensão dele na pista cumpre o seu papel, sem deixar que o carro “desgrude” do chão nas curvas em alta velocidade e oferecendo a estabilidade necessária nas retas. Os freios, extremamente importantes em ocasiões de pista, são precisos e reagem ao primeiro toque do motorista, sendo que se for necessário, basta pisar fundo para fazer o Sandero parar em poucos metros. A direção é precisa e ajuda o motorista a realizar as curvas nas tangências certas, além de ser leve para não retardar a ação.

MAIS SOBRE O MAIO AMARELO
A campanha Maio Amarelo é coordenada pelo observatório Nacional de Segurança Viária, que nos últimos meses, veiculou uma série de programas curtos na internet (entre 3 e 4 minutos), para orientar e passar algumas dicas de trânsito seguro, que podem ser transmitidos semanalmente ao longo do ano. Confira um dos programas no vídeo abaixo.

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