Ícone do siteÍcone do site Revista Carro

Conforto, economia e segurança: veja os mitos e verdades sobre calibragem

Não é verdadeiro que rodar com os pneus mais inflados economiza combustível

Foto: Internet/Reprodução

 

Calibrar os pneus é fundamental para manter o conforto, economia e segurança do veículo. Contudo, nem todos os motoristas sabem fazer a calibragem corretamente. Inclusive, alguns condutores até caem em fake news como o mito de que rodar com os pneus com maior pressão ajuda economizar combustível.

O ideal é sempre calibrar os pneus com a pressão indicada pelo fabricante do veículo para ter uma maior eficiência. Ao encher esse pneu acima do que manda o manual do carro, o motorista pode causar um problema de aderência e desgaste irregular, contribuindo para que o automóvel fique menos seguro.

Outro mito espalhado na internet é de que andar com os pneus murchos eleva o nível de conforto do veículo. Embora, confira uma sensação de direção mais suave, essa prática pode comprometer a estabilidade do carro e aumentar o risco de aquaplanagem em condições de chuva.

Roberto Falkenstein, consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, explica: “a chave para um desempenho ideal dos pneus está em seguir as recomendações do fabricante do veículo”. Portanto, verifique regularmente a pressão dos pneus e, também, mantenha as especificações recomendadas pelo fabricante do veículo.

Para a Goodyear, verificar a calibragem dos pneus, de acordo com a carga do veículo, é o principal ponto que o motorista deve avaliar antes de iniciar um percurso. A pressão correta dos pneus implica em uma dirigibilidade mais assertiva e em uma direção segura. Outro detalhe envolvendo o fato de calibrar bem os pneus está na maior autonomia e no desgaste mais elevado dos pneus, pois quando os compostos estão fora da pressão correta, o arrasto acaba sendo maior, e consequentemente, exigindo maior força do motor.

Veja como prolongar a vida dos pneus

1 – A pressão de ar é um fator primordial na vida de um pneu. É o que mais afeta o desgaste do pneu e, consequentemente, reduz sua vida útil;

2 – Utilize sempre a pressão de ar recomendada pelo manual do fabricante do veículo. Para caminhões, ônibus e utilitários, utilizar a pressão de ar relacionada à carga e velocidade do veículo;

3 – Verifique as pressões semanalmente, sempre com os pneus frios e utilizando calibradores aferidos;

4 – Não esqueça de calibrar o estepe;

5 – Jamais retire o ar quente dos pneus (sangria);

Sair da versão mobile