Quando engenheiros sediados em Paris e em Stuttgart se unem para criar um projeto que pode causar impacto nas ruas de Roma, então você começa a entender o que significa o termo globalização. Pois foi o que ocorreu com os novos smart forfour e Twingo. A referência a Roma se deve à fama de que os italianos da capital adoravam o fortwo pelo fato de ele ser tão pequeno que podia ser estacionado no sentido transversal à via, permitindo que dois carros ocupassem o espaço de um. A má notícia é que o forfour é mais largo que o fortwo.
Histórias à parte, o fato é que o novo smart ganhou vida graças, em boa parte, ao Renault Twingo, já que ambos compartilham a estrutura, por conta de um acordo de cooperação entre a fabricante francesa e a Daimler (dona da Mercedes).
O novo desenho da carroceria — além do espaço interno — também proporcionou mais segurança no caso de impactos, já que a cabine está mais recuada, por conta da adoção de uma seção frontal mais pronunciada.
Acesso facilitado
Percebe-se melhorias também na hora de entrar ou sair do forfour. As portas dianteiras são ligeiramente maiores e feitas de aço (as da geração anterior do smart eram feitas de plástico). Por dentro, no entanto, o aumento foi milimétrico. O espaço é suficiente para quatro ocupantes adultos, mas eles viajarão no limite do conforto. Menos mal que Renault Twingo e smart forfour podem receber cadeirinhas infantis sem problemas, já que ambos são equipados com sistema de fixação do tipo Isofix.
Em compensação, não é simples acomodar bagagens no porta-malas. Se for preciso transportar malas maiores, aliás, a solução será ajustar os assentos traseiros, prejudicando o conforto de um eventual passageiro. Por 250 euros adicionais, o smart pode vir equipado com um sistema que permite rebaixar o assento dos bancos e deitar os encostos (veja na foto acima), ampliando consideravelmente a área do bagageiro.
O Twingo não possui nada parecido, mas isso não significa que ele seja carente de boas ideias. Pelo contrário, já que seu interior é repleto de porta-objetos versáteis e o acabamento é simples, mas moderno e incrivelmente arejado — efeito obtido graças ao uso de painéis de porta mais simples.
O smart, por sua vez, exibe um acabamento mais caprichado, além de equipamentos mais refinados. A base do sistema de infotenimento, por exemplo, é o R-Link da Renault, mas acrescido de recursos exclusivos, como um prático sistema de busca de estacionamentos nas redondezas ou um divertido sensor de força g. Tanto o forfour quanto o fortwo ainda podem contar com câmeras auxiliares de marcha a ré.
Ágeis e econômicos
Com relação ao desempenho, smart e Twingo se equivalem atualmente, já que possuem o mesmo motor tricilíndrico 1.0 de 71 cv, com o qual aceleram de 0 a 100 km/h em 14s5 e 14s9, respectivamente. Em 2015, o smart deve ganhar uma versão com câmbio robotizado de dupla embreagem e 6 marchas, assim como a versão elétrica.
Em termos de consumo, os dois urbanos entregam o que se espera deles. Mas o Twingo consegue se sair ligeiramente melhor, com média de 25 km/l, contra 23,8 km/l do forfour. Para quem procura um automóvel pequeno, mas capaz de transportar quatro pessoas, para o uso no trânsito urbano, estes dois são a opção perfeita.
O curioso é que embora compartilhem plataforma, motores e câmbios (além de possuírem dimensões similares), smart forfour e Renault Twingo são carros bastante diferentes entre si. O francês é a escolha mais racional por conta do seu preço mais atraente e sua versatilidade na hora de acomodar bagagens, mas o smart responde com um acabamento mais refinado e equipamentos tecnológicos interessantes. Os italianos certamente apreciarão os dois.
Se na versão com 4 portas o novo smart agrada, o fortwo não deixa por menos. Ainda mais pelo fato de ele ter ganhado 10 cm na largura, o que tornou o seu interior mais agradável. Em compensação, ele segue pecando na hora de acomodar bagagem.
Ficha técnica smart forfour
Motor (disposição/cilindros): transv., L3
Cilindrada (cm³): 1.499
Potência (cv/rpm): 71/6.000
Torque (mkgf/rpm): 9,3/2.850
Dimensões (C/L/A, mm): 3.595/1.647/1.55714,9
0 a 100 km/h (s): 14,9
Vel. máxima (km/h): 151
Consumo médio (km/l): 23,8
Porta-malas (litros): 174
Preço básico (euros): 11.555
Ficha técnica Renault Twingo
Motor (disposição/cilindros): transv., L3
Cilindrada (cm³): 999
Potência (cv/rpm): 71/6.000
Torque (mkgf/rpm): 9,3/2.850
Dimensões (C/L/A, mm): 3.595/1.647/1.557
0 a 100 km/h (s): 14,5
Vel. máxima (km/h): 151
Consumo médio (km/l): 22,2
Porta-malas (litros): 188
Preço básico (euros): 10.990